Programa DescomplicaNH busca agilizar processos internos e atendimento prestado à população de Novo Hamburgo

O governo de Novo Hamburgo começou nesta terça-feira (21) a apresentação do programa DescomplicaNH. A medida busca agilizar processos internos e o atendimento prestado à população pelos órgãos públicos da cidade. O primeiro passo no processo será ouvir os próprios servidores públicos para que estes sugiram alterações tanto nos seus setores quanto em outras áreas.

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Andrea explicou o funcionamento da plataforma | abc+



Andrea explicou o funcionamento da plataforma

Foto: Eduardo Amaral/GES-Especial

Em razão do novo projeto, ao longo de toda a terça a secretária da Gestão, Governança e Desburocratização, Andrea Schneider Pascoal, esteve reunida com parte do funcionalismo público para apresentar a plataforma que receberá as sugestões dos servidores. Pela manhã, o projeto foi apresentado para quem trabalha nas secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento e Habitação.

“Já tivemos acesso ao projeto de vários servidores querendo colocar suas sugestões ali. Temos servidores aqui com décadas de trabalho que têm muitas propostas para contribuir e que estão muito dispostos a colocar no papel o que estava então no campo das ideias”, conta a secretária Andrea sobre os primeiros resultados.

Durante a tarde foi a vez de o mesmo processo de apresentação ser feito para os servidores da Procuradoria Geral do Município (PGM) e da Secretaria de Esporte. A agenda segue até a próxima semana com reuniões com servidores de outros órgãos públicos.

Ouvir a comunidade

A população também poderá contribuir com sugestões a respeito de melhorias no atendimento. O principal objetivo do projeto é reduzir a burocracia, melhorando o atendimento final dos serviços públicos.

Mesmo antes de ter em mãos as sugestões, Andrea diz já ter exemplos de ações que foram tomadas neste sentido. “Semana passada eu visitei a Sala do Empreendedor para entender como era esse fluxo. Temos um balcão de atendimento que atende somente microempreendedores. Não atende os grandes empresários e nem a indústria”, relata.

Segundo a secretária, essa situação levou o governo a já realizar uma primeira mudança no atendimento. “Essas pessoas (sócios de empresas maiores) para ter o primeiro contato, acabavam vindo diretamente na Prefeitura porque não tinha um telefone com acesso, como WhatsApp. Então já disponibilizamos um WhatsApp nos canais da Prefeitura e da Sala do Empreendedor para que qualquer empreendedor ou empreendedora de qualquer nível possa ter suas respostas imediatamente respondidas.”

Diferentes demandas

Com duas etapas de escuta, uma interna e outra externa, o governo espera conseguir sugestões diversas, com diferentes velocidades de implementação. Englobando ações de curto, médio e longo prazo, o projeto poderá ter resultados vistos rápidos, mas outros podem demorar mais para serem notados pelo cidadão.

“Vamos compilar as sugestões e a partir disso iniciamos o processo de implementação. Aquelas que demandam um pouco mais de preparação, planejamento, às vezes até um investimento, faremos um plano de ação para colocar essa sugestão em prática”, explica Andrea.

Servidores públicos terão até o dia 5 de fevereiro para apresentar suas sugestões. A consulta será aberta ao público nos próximos dias. A expectativa é que o site seja apresentado ao cidadão hamburguense ainda nesta semana, e este terá até o dia 15 de fevereiro para registrar suas propostas.

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