Porto de São Francisco do Sul alcança melhor resultado da história em 2024

O porto de São Francisco do Sul, no Litoral Norte de Santa Catarina, alcançou uma marca histórica em seus 70 anos de existência. Ao longo de 2024, o terminal conquistou o melhor resultado da história, com 17 milhões de toneladas de mercadorias movimentadas, segundo dados divulgados nesta terça-feira (21) pela Autoridade Portuária.

Porto de São Francisco do Sul bateu recorde de movimentação de cargas

Terminal conquistou melhor resultado em 70 anos de história – Foto: Divulgação/ND

A marca superou o recorde registrado em 2023, que foi de 16,8 milhões de toneladas. A maior parte deste montante veio das exportações, cerca de 58% do fluxo de cargas que passaram pelo terminal no último ano, com 9,9 milhões de toneladas.

Do total de exportações, os grãos tiveram o maior destaque, representando 9,4 milhões de toneladas. As exportações de madeira também tiveram desempenho significativo, com 274 mil toneladas.

Porto de São Francisco do Sul recebeu mais de 7 milhões de toneladas

As cargas que chegaram ao porto de São Francisco do Sul somaram 7,1 milhões de toneladas. Neste montante estão os produtos siderúrgicos de cabotagem, movimentados pelo arrendatário Tesc, além do aço importado do exterior. Outro destaque foram os fertilizantes vindos do Oriente Médio, Rússia e Ucrânia.

Segundo o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, o porto de São Francisco do Sul passa por um ótimo momento, com  “recordes, obras e altos investimentos de infraestrutura, como a recente dragagem de manutenção e a derrocagem de pedra submersa”, diz.

Já para o secretário de Portos Aeroportos e Ferrovias, Ivan Amaral, este resultado é motivo de orgulho para o Estado.  “O Porto de São Francisco do Sul consegue, pelo segundo ano seguido, superar marcas históricas de movimentação de cargas, demonstrando que o trabalho de gestão e organização pode gerar ótimos resultados”, afirma.

De acordo com o presidente do porto de São Francisco do Sul, Cleverton Vieira, o desempenho é fruto de todos os segmentos que compõem a comunidade portuária francisquense. “Em 2024, priorizamos  investimentos na área da tecnologia da informação, não deixando de lado a manutenção da infraestrutura aquaviária e dos equipamentos de movimentação de cargas sob nossa responsabilidade.”

Adicionar aos favoritos o Link permanente.