Fundação Itaú oferece 25 bolsas 100% gratuitas para curso de mestrado

A Fundação Itaú e a Escola Superior de Artes Célia Helena (ESCH) estão oferecendo 25 bolsas 100% gratuitas para o curso de mestrado profissional em Artes da Cena.

As inscrições devem ser feitas na plataforma da Escola Fundação Itaú (www.fundacaoitau.org.br/escola), por onde acontecerão as aulas ao longo de dois anos. O prazo vai até as 18h (horário de Brasília) do dia 31 de janeiro.

Fundação Itaú oferece 25 bolsas 100% gratuitas para curso de mestrado

O curso é reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (Capes/MEC).

Quem pode se inscrever no curso de mestrado?

Esta é a quarta turma do curso de mestrado profissional em Artes da Cena realizado em parceria pela Fundação Itaú e a Escola Superior de Artes Célia Helena, destinada a alunos que querem integrar o Laboratório em Artes e Mediação Cultural.

Podem se inscrever interessados no aprofundamento de pesquisas e de práticas artísticas ou profissionais relacionadas a uma compreensão expandida da noção de mediação cultural em seus mais diversos contextos e formatos, compreendendo diversas áreas do saber, como artes visuais, literatura, artes cênicas e ciência.

Os inscritos passarão por um processo seletivo para ocuparem as 25 vagas disponibilizadas. O resultado da seleção será divulgado no dia 29 de abril, exclusivamente na plataforma da Escola Fundação Itaú -onde o edital com todos os detalhes já pode ser consultado– e no site da Escola Superior de Artes Célia Helena.

O curso tem início no dia 21 de maio de 2025, com mediação digital em aulas síncronas transmitidas virtualmente. Os alunos que finalizarem este curso regular de pós-graduação stricto sensu, receberão o título de mestre em artes da cena.

Sobre o curso

No curso, podem ser desenvolvidas pesquisas com base em quatro linhas de atuação. Uma delas é a do processos criativos, direcionada à criação propriamente dita de espetáculos autorais inéditos nas diversas modalidades das artes da cena –teatro, dança, performance e circo, entre outras. Também inclui a criação de produtos não-especificamente cênicos, mas relacionados, como exposições, filmes e registros audiovisuais.

Já a linha do Processos pedagógicos envolve a criação, sistematização ou relatos de conceitos e de práticas ligados ao amplo campo das práticas pedagógicas no universo das artes da cena. Este inclui o ensino formal, o ensino não-formal e outras ações de mediação e de disseminação de saberes associados à formação para a arte ou por meio da arte.

Por sua vez, em Gestão de processos o foco é o vasto campo da gestão de processos em artes. Este engloba, entre outras vertentes, a produção de espetáculos, a administração de espaços, a administração de pessoas e de grupos, a gestão institucional, práticas e processos de mediação e práticas de seleção e de curadoria em artes da cena.

Por fim, a linha de Memória e acervo permite o registro crítico de memórias associadas à criação ou à recepção de espetáculos. Também abrange outras produções artísticas, produções biográficas associadas à trajetória de artistas ou de instituições de alta relevância para as artes e a sistematização (em diversos formatos e suportes) de acervos pessoais ou institucionais de relevância para a pesquisa em artes.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.