VÍDEO: Em encontro de felinos, gato-do-mato volta a ser avistado no Vale do Paranhana

Imagens de um felino têm se espalhado pelas redes sociais e intrigado moradores de Taquara, no Vale do Paranhana. O animal tem sido confundido com uma onça-parda, também conhecida como puma. No entanto, trata-se de um gato-do-mato, segundo a Defesa Civil do município. 

Gata doméstica e gato-do-mato frente a frente em Taquara | abc+



Gata doméstica e gato-do-mato frente a frente em Taquara

Foto: Defesa Civil/Prefeitura de Taquara

O animal, que tem aproximadamente 37 cm de altura, foi identificado após dias de monitoramento com câmeras exclusivas do órgão municipal. O gato-do-mato tem sido avistado na região da localidade de Santa Cruz da Concórdia. Ele aparece todas as noite no mesmo local. 

Leia mais: Estiagem deve se agravar no Rio Grande do Sul; confira áreas mais afetadas

Na madrugada desta segunda-feira (20), o felino foi flagrado novamente. As imagens mostram o momento em que ele se aproxima de uma gata doméstica que pertence a um casal que reside próximo a um estabelecimento comercial. No vídeo, os animais param frente a frente, se olham por segundos. 

O felino doméstico se afasta, porém o selvagem o acompanha. Eles ficam sentados com uma certa distância por um tempo, até que saem do enquadramento da gravação. 

A Defesa Civil taquarense afirma que segue monitorando o gato-do-mato e que tenta capturá-lo “para garantir sua segurança”. O órgão afirma que animais de pequeno porte, como galinhas e perus, têm desaparecido naquela região. “A captura do gato-do-mato visa prevenir riscos à sua integridade e ao mesmo tempo proteger o bem-estar dos animais da localidade”, enfatiza. 

Veja também: Animais também curtem o mar e as férias de verão em Tramandaí

A Secretaria de Meio Ambiente da cidade, por meio das suas biólogas, esclarece que o gato-do-mato não oferece perigo aos humanos e orienta para que a população não se aproximo do animal caso o aviste. A recomendação é para que acione o Corpo de Bombeiros ou a Defesa Civil para que seja feita a captura da forma correta. 

“Desde o primeiro avistamento, a Defesa Civil está em contato constante com a Secretaria de Meio Ambiente, a Patram, a Divisão de Fauna da Sema e o Corpo de Bombeiros de Taquara (CBM). A comunicação também se mantém aberta com o casal proprietário do estabelecimento próximo ao local onde o gato-do-mato tem sido visto”, diz a prefeitura de Taquara em nota. 

Veja vídeo

Adicionar aos favoritos o Link permanente.