PREVISÃO DO TEMPO: RS tem dois alertas do Inmet para risco de temporais com chuvas intensas

Regiões do Rio Grande do Sul devem permanecer atentas para o risco de temporais nas próximas. Embora direntes pontos do Estado tenham sido afetados por tempestades isoladas nessa segunda-feira (20), áreas do território gaúcho têm alertas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para chuvas intensas, que podem causar danos e transtornos. 

RS tem alertas para risco de temporais nesta segunda-feira (20) | abc+



RS tem alertas para risco de temporais nesta segunda-feira (20)

Foto: Reprodução/Inmet

Um dos avisos é classificado pela cor amarela, que significa que o grau de severidade é de perigo potencial. Válido até 23h59 de hoje, o comunicado abrange a região metropolitana de Porto Alegre e o sudeste gaúcho. De acordo com o Inmet, nessas localidades pode ter acumulado de chuva de até 50 mm que pode ser acompanhada de ventos intensos que podem variar entre 40 e 60 km/h. 

Leia mais: Estiagem deve se agravar no Rio Grande do Sul; confira áreas mais afetadas

No entanto, é baixo o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. 

Já o outro alerta pode ser mais severo. Ele é classificado pela cor laranja, que indica que o grau de severidade é de perigo. Esse aviso abrange o sudeste gaúcho e é válido até as 10 horas da terça-feira (21). 

Conforme o comunicado, cidades da região sul podem ter acumulado de chuva de até 100 mm/dia e rajadas de vento que podem atingir 100 km/h. O Inmet ainda alerta para a possibilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. 

Veja também: Saiba como região será beneficiada com investimento milionário no polo de Triunfo 

A Defesa Civil gaúcha também emitiu alerta na tarde desta segunda-feira para risco de chuva e ventos fortes, raios e alagamentos pontuais no Sul e no litoral sul. O comunicado do órgão estadual tem vigência até as 19 horas. 

“Caso seja surpreendido pelo tempo severo, busque abrigo. Se estiver em casa, feche bem portas e janelas. Durante os temporais, retire da tomada os eletroeletrônicos. Abrigue animais e mantenha-os em segurança”, diz trecho do aviso. 

Recomendações do Inmet 

– Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda)
– Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
– Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Adicionar aos favoritos o Link permanente.