Descoberta tábua cuneiforme de 3500 anos com lista de compras na Turquia

Durante escavações no Monte Aççana, na Turquia, arqueólogos encontraram uma tábua cuneiforme com uma lista de compras de móveis de quase 3.500 anos. A descoberta aconteceu durante a restauração da cidade velha de Alalaque, na província de Hatay, no sul do país, após um terremoto.

Tábua cuneiforme tem 4,2 x 3,5 cm

A tábua do século 15 a.C. tem o texto em acadiano, língua semítica oriental extinta falada pelos povos originários acádios, na antiga Mesopotâmia. Já a escrita cuneiforme é um sistema logo-silábico com impressões em forma de cunha que formam sinais.

A escrita cuneiforme foi usada pela primeira vez há mais de 5 mil anos. Era utilizada por antigas sociedades na Mesopotâmia como os sumérios e os acadianos. O sistema, que parece ser anterior aos hieróglifos egípcios, é tido hoje como a forma de escrita mais antiga conhecida.

Esta tábua é um registro administrativo de uma grande transação de compras de móveis, que fornece insights sobre a estrutura econômica e o sistema estatal da Idade do Bronze Tardio. O tablete mede 4,2 cm por 3,5 cm e tem uma espessura de 1,6 cm.

Um estudo em andamento feito por linguistas decifrou o “recibo” das grandes quantidades de mesas, cadeiras e bancos de madeira. Assim como seus compradores, vendedores e a quem foi doado.

Mehmet Ersoy, Ministro da Cultura e Turismo, anunciou a descoberta em um recente comunicado à imprensa. “Acreditamos que esta tábua, pesando 28 gramas, fornecerá uma nova perspectiva em nossa compreensão da rica herança da Anatólia [Ásia Menor] para as gerações futuras”, disse.

Além disso, ele também parabenizou as equipes do Departamento de Escavações do Ministério da Cultura e Turismo pelo seu dedicado trabalho na descoberta do patrimônio histórico.

Outras descobertas antigas na Turquia

Em março deste ano, arqueólogos turcos também encontraram o que descobriram se tratar do pão mais antigo do mundo, com 8.600 anos de idade. O resquício do alimento estava lado de um forno antigo no sítio arqueológico de Çatalhöyük, em Konya.

Por fim, leia também no Giz Brasil: Cremação com rituais de magia é revelada por arqueólogos na Turquia e Cabeça da estátua de Eros, o deus grego do amor, é desenterrada na Turquia.

The post Descoberta tábua cuneiforme de 3500 anos com lista de compras na Turquia appeared first on Giz Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.