Cientista acha solução para paradoxo em “De Volta para o Futuro”

O conceito de viagem no tempo é marcada por muitos paradoxos, sobretudo o conhecido “paradoxo do avô”, que questiona a consistência lógica de alterar o passado. Ele é famoso por aparecer em obras de ficção-científica, como “De Volta Para o Futuro”, por exemplo.

No entanto, em um estudo publicado recentemente, o cientista italiano Lorenzo Gavassino propõe uma solução para o paradoxo. Nele, o cientista sugere que conceitos de relatividade geral, mecânica quântica e termodinâmica podem ser a solução para as contradições lógicas do paradoxo do avô.

Mas, o que é o paradoxo do avô? Basicamente, ele consiste em um viajante voltando ao passado e evitando o nascimento dos seus avós. Desse modo, o ato anula o nascimento de um dos pais do viajante no tempo e, consequentemente, sua própria existência.

O paradoxo, portanto, é um loop existencial, já que o viajante não existiria para voltar no tempo e “matar” seu avô.

Em “De Volta Para o Futuro”, o conceito base do paradoxo é um pouco diferente, quando Marty McFly viaja aos anos 1950 e evita (acidentalmente) que seus pais se apaixonem, o que impossibilitaria que ele nascesse. A narrativa, aliás, envolve uma situação com o seu avô. Porém, o problema do paradoxo é o que faz Marty tentar garantir sua existência ao fazer seus pais se apaixonarem.

Solução do paradoxo evitaria problemas em “De Volta Para o Futuro”

Para o cientista, a solução para o paradoxo de “De Volta Para o Futuro” consiste na reversão da segunda lei da termodinâmica: que afirma que a desordem (ou entropia) aumenta com o tempo, criando um loop temporal.

Veja como funciona a entropia:

A possibilidade de viagem no tempo surge com a teoria da relatividade de geral, quando Einstein desafia a percepção linear do tempo, sugerindo a existência de curvas fechadas no espaço-tempo (CTCs)CTCs são loops temporais através do espaço-tempo que permitiriam a viagem ao passado. A rotação de massas como buracos negros pode criar ambientes propícios para CTCs.

Para o cientista, flutuações quânticas em uma CTC podem remover a entropia, alterando o comportamento da termodinâmica. Desse modo, reversão da entropia em viagens no tempo eliminaria paradoxos em um loop temporal, anulando, portanto, todo o paradoxo.

O estudo explora o papel fundamental da entropia na formação de nossa experiência do universo. De acordo com o cientista, a reversão da entropia gera efeitos para além da viagem no tempo e do paradoxo do avô. Mesmo se não existam as CTCs, o cientista destaca que estudar essa teoria seria útil para compreender o comportamento de sistemas reais.

The post Cientista acha solução para paradoxo em “De Volta para o Futuro” appeared first on Giz Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.