Estudante cria versão de DOOM em um arquivo PDF; saiba como jogar

Curiosa versão foi criada por um estudante do ensino médio; confira o resultado – Reprodução

DOOM já foi levado a plataformas inesperadas, mostrando sua versatilidade em meios nada convencionais. De geladeiras a máquinas de ultrassom, de cortadores de grama a calculadoras, e até mesmo bactérias, o clássico jogo parece se reinventar a cada dia com novos e surpreendentes ports.

A curiosa versão foi criada por um estudante do ensino médio conhecido como ading2210 no GitHub, que conseguiu transformar um simples arquivo PDF em um palco para as batalhas infernais de DOOM. Inspirado por um port de Tetris rodando em PDF (via IGN), o jovem decidiu levar a experiência a outro nível.


Os clássicos do Super Nintendo: memórias que conectam gerações


Como criaram uma versão de DOOM em PDF? 

Usando a magia do JavaScript embutido nos leitores de PDF dos navegadores, ading2210 explorou o potencial computacional desse formato.

O resultado? Um port jogável de DOOM diretamente em um arquivo PDF. Apesar do tempo de resposta de 80ms por quadro e da ausência de áudio, a façanha não deixa de impressionar.

Thomas Rinsma, o criador original do Tetris em PDF, também embarcou na ideia e desenvolveu sua própria versão de DOOM para o formato, mas não hesitou em elogiar a criação de ading2210, descrevendo-a como “mais refinada em muitos aspectos”.

Para experimentar essa inovação inusitada, basta clicar aqui.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.