Fato ou mito: é possível dormir de olhos abertos?

Lagoftalmo é o nome que se dá à incapacidade de fechar completamente os olhos. A condição pode se manifestar em diferentes graus e formas — até mesmo na hora de dormir, no caso de lagoftalmo noturno. O nome vem do grego lagos, que significa lebre: uma referência aos coelhos, que dormem de olhos abertos devido às suas terceiras pálpebras, segundo o IFLScience.

Entretanto, a condição também tem histórico entre seres humanos, como o antigo líder militar chinês General Zhang Fei. Enquanto viveu entre o segundo e o terceiro séculos a.C., conseguiu supostamente afastar assassinos por dormir com os olhos abertos.

Até hoje, não há muitos relatos sobre a condição. De acordo com um estudo de caso de 2019, cerca de 5% dos adultos são afetados. Porém, estimativas sugerem que até 20% das pessoas podem dormir com os olhos abertos — mesmo sem saber dessa capacidade.

Por que algumas pessoas podem dormir com os olhos abertos? É perigoso?

Algumas causas para isso podem incluir lesões oculares, paralisia dos nervos faciais ou até doenças infecciosas. Fatores anatômicos, como a doença de Graves, também podem levar a isso, já que causam a protrusão dos olhos, dificultando seu fechamento.

Apesar disso, o lagoftalmo por si só geralmente não resulta em complicações graves, embora os olhos possam secar rapidamente após muito tempo abertos.

A doença do olho seco, por exemplo, é relativamente comum, atingindo até 50% das pessoas em algum grau. Mesmo assim, raramente provocam danos graves. Por outro lado, aumentam a produção de lágrimas e irritações nos olhos, principalmente pela manhã.

Por fim, em caso de suspeita de lagoftalmo noturno, um oftalmologista pode indicar testes para investigar possíveis causas e recomendar tratamentos para proteger e lubrificar a superfície do olho, como colírios e pomadas, por exemplo.

Saiba também por que os olhos azuis são mais eficientes para ver no escuro, nesta matéria do Giz Brasil.

The post Fato ou mito: é possível dormir de olhos abertos? appeared first on Giz Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.