Microsoft começa a testar buscas com IA no Windows 11

A Microsoft começou a testar um novo recurso de inteligência artificial no Windows. A antiga ferramenta de busca do sistema vai passar a usar IA para permitir que seus usuários façam suas pesquisas com linguagem mais casual. Assim, é possível descrever uma imagem, por exemplo, em vez de tentar lembrar o nome ou detalhes técnicos do arquivo.

A novidade ainda está em fase de testes e restrita a poucos usuários. Além de ser um Windows Insider, é necessário ter um Copilot+ PC impulsionado por Snapdragon. O recurso só vai chegar depois aos dispositivos com processadores Intel e AMD. Além disso, a busca por IA está limitada a arquivos do Windows nos formatos JPEG, PNG, PDF, TXT e XLS.

Resultado de busca contextual com IA no Windows 11.
Fonte: Microsoft

Para possibilitar a busca com IA no Windows 11, o sistema faz uma indexação semântica dos seus arquivos. Assim como todo aspecto envolvendo inteligência artificial, isso pode causar uma preocupação a respeito de possíveis violações da privacidade dos usuários.

Captura mostra sugestões de busca.
Fonte: Microsoft

Para evitar polêmicas como aconteceu com o Recall, a Microsoft já começou os testes da busca com IA no Windows oferecendo mais opções de privacidade aos usuários. O sistema vai indexar somente os locais escolhidos pelos usuários, e é possível também desligar a indexação para arquivos específicos nas configurações. Quem quiser pode seguir o caminho contrário e ativar para o sistema todo de uma vez.

Notícias relacionadas:

Busca com IA no Windows ainda não está disponível em português

Como de costume, o novo recurso do Windows não está disponível em nosso idioma logo no lançamento. Para poder testar a novidade, além de ser um Insider com Copilot+ PC baseado em Snapdragon, a pessoa precisa ter o sistema configurado para um desses idiomas:

  • Inglês
  • Espanhol
  • Chinês
  • Francês
  • Alemão
  • Japonês

A novidade está disponível na build 26120.2992 (KB5050083), no Dev Channel do Insider Preview para o Windows 11. Mais informações estão disponíveis na página oficial.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.