Secretaria faz vistorias em escolas municipais de Canoas; balanço será divulgado nos próximos dias

A Secretaria Municipal de Educação (SME) de Canoas realizou uma vistoria nas escolas do município na última semana. Ao todo, são 83 instituições de responsabilidade da cidade. O balanço final das visitas deve ser divulgado nos próximos dias, sem data definida.

FAÇA PARTE DA COMUNIDADE DO DIÁRIO DE CANOAS NO WHATSAPP

Emei Ledevino Piccinini está entre as instituições municipais visitadas pela Secretaria de Educação



Emei Ledevino Piccinini está entre as instituições municipais visitadas pela Secretaria de Educação

Foto: Taís Forgearini/GES-Especial

A secretária de Educação, Beth Colombo, falou sobre as vistorias durante uma visita na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Nilton Leal Maria, neste sábado (18), enquanto cumpria outra agenda. De acordo a pasta, a situação estrutural das instituições foram divididas em verde (aptas a voltar plenamente), amarelo (requer reparos) e vermelha (inaptas). Estas últimas terão prioridade nos trabalhos.

“Nós fizemos um mutirão, montamos equipes e visitamos as nossas 83 escolas para ver exatamente a situação estrutural de cada uma para a volta às aulas. E nós tivemos classificações como verde, amarelo e vermelho. A grande maioria está em amarelo. E tem algumas que não têm condições mesmo, que é vermelho”, explica.

SIGA O ABC+ NO GOOGLE NOTÍCIAS!

Emei Nilton Leal Maria, no bairro Harmonia, recebeu a visita do prefeito Airton Souza durante agenda no bairro neste sábado (18)



Emei Nilton Leal Maria, no bairro Harmonia, recebeu a visita do prefeito Airton Souza durante agenda no bairro neste sábado (18)

Foto: Nicole Goulart/Especial

A Emei Nilton Leal Maria, por exemplo, encontra-se na escala amarela, necessitando reparos, mas com condições de receber os estudantes. O local já passou por limpeza e roçada. Já uma das escolas que se encontram inadequadas para receber os alunos é a Emei Marilene Machado, localizada no bairro Mato Grande.

De acordo com a secretária, os trabalhos de recuperação devem começar na segunda-feira (20). “É tudo, é pátio, são as salas. É estrutural mesmo”, ressalta. As ações visam o início do ano letivo, no dia 12 de fevereiro.

Materiais escolares

Em conjunto com as vistorias nas condições estruturais das escolas, a SME organiza a entrega dos kits de materiais escolares para os estudantes da rede municipal de ensino. São 30 mil kits com diversos itens, conforme informado pela Prefeitura de Canoas.

Os materiais começaram a ser distribuídos no dia 09 de janeiro em 38 escolas infantis e 44 escolas de ensino fundamental. Uma das instituições não foi contemplada por não ter condições estruturais para receber a comunidade escolar.

As composições das caixas mudam de acordo com os diferentes grupos: Maternal I e II, Jardim I e II, Séries Iniciais (1º ao 5º ano) e Séries Finais (6º ao 9º ano). Em um deles, por exemplo, os alunos devem receber caderno, estojo, régua, lápis, lápis de cor, caneta, borracha, apontador e cola.

O investimento do município é de R$ 3.086.359,09 milhões. Os alunos vão poder retirar os kits nas escolas no início do ano letivo, no dia 12 de fevereiro.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.