Como se livrar das baratas e impedir que elas entrem em casa de uma vez por todas

Assim como as moscas e outros insetos e pragas urbanas, as baratas invadem com mais frequência as residências durante o verão, o que pode trazer riscos à saúde. Mas há maneiras de prevenir que elas façam mais visitas indesejadas.

LEIA TAMBÉM: 23 plantas que as moscas odeiam: tenha uma delas em casa e mande para longe essa praga

Uma das principais formas é vedar frestas como as das portas da casa | abc+



Uma das principais formas é vedar frestas como as das portas da casa

Foto: Isaías Rheinheimer/GES-Especial

As baratas costumam entrar nas casas no verão à procura de abrigo, alimento e água. E, segundo a bióloga da Secretaria de Meio Ambiente, Sarah Peixe, a presença delas pode atrair predadores naturais, causando problemas maiores. “Se há o aumento de baratas, por exemplo, consequentemente irá ter maior ocorrência de escorpiões e aranhas, que são seus predadores naturais”, explicou ela à prefeitura de Ivoti.

CONFIRA: Escorpiões amarelos são capturados no Centro Histórico de Porto Alegre; veja riscos e como se proteger

Baratas: um risco à saúde

Além de serem consideradas nojentas, as baratas podem propagar e espalhar algumas doenças, como Salmonelose, infecções por staphylococcus, Escherichia coli (E. coli), Febre tifoide, Gastroenterites, de acordo com Sarah.

E as aranhas e escorpiões, que são atraídos por elas, podem picar os humanos durante encontros acidentais. Por serem muitas vezes venenosos, quem for picado precisa de atendimento médico.

SE INSCREVA NA NEWSLETTER DO ABCMAIS

Porém, há algumas maneiras de prevenir que animais peçonhentos invadam a casa, de acordo com orientação da Secretaria do Meio Ambiente.

7 maneiras de impedir que baratas invadam a sua casa durante o verão

  • Manter a limpeza dos ambientes (internos e externos de residências e terrenos);
  • Evitar deixar restos de comida expostos pois atraem estes animais;
  • Aos alérgicos, fechar as janelas com telas finas, utilizar repelentes na pele e em aparelhos que afastem estes animais; – Não acumular entulhos ou materiais de construção;
  • Vedar qualquer tipo de vão, fresta ou rachadura nas paredes (para evitar aranhas);
  • Vedar ralos e buracos também é uma boa medida preventiva (contra escorpiões);
  • Evitar que folhagens densas como trepadeiras, arbustos ou plantas ornamentais encostem em paredes e muros da residência com acesso a portas e janelas;
  • Realizar imunização de casas e ambientes onde há maior circulação de público ou proximidade com áreas muito arborizadas.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.