PCIe 7.0 já tem “rascunho” em fase de aprovação; versão final deve chegar ainda em 2025

O PCI-SIG, grupo de empresas responsável pela padronização do PCIe, divulgou as para seus membros um “rascunho” para aprovação do PCIe 7.0. A geração mais recente da interface periférica mais popular dos PCs ainda está em sua versão 0.7, mas deve ter seu formato final chegando ainda neste ano.

Segundo a divulgação do grupo, a versão 0.7 do PCIe 7.0 incorpora as mudanças pedidas pelas empresas participantes quando avaliaram a última versão da interface, a 0.5, lançada em abril de 2024. Como grupo segue confiante em um lançamento da nova geração finalizada ainda neste ano, não devem ser muitas mudanças necessárias.

Imagem de divulgação do PCIe 7.0
Fonte: PCI-SIG

Aproveitando a divulgação de mais esse passo na caminhada para o PCIe 7.0, o PCI-SIG relembra os objetivos com a nova interface:

  • Dobrar a banda do PCIe 6.0, indo de 64GT/s para 128GT/s, com até 512GB/s nas duas direções via x16
  • Usar sinais PAM4 – Pulse Amplitude Modulation de 4 níveis
  • Focar nos parâmetros e alcance dos canais
  • Melhorar eficiência energética
  • Manter retrocompatibilidade com todas as gerações anteriores do PCIe

Os objetivos também mencionam “manter baixa latência e alta confiabilidade”, o que indica que nessa parte o PCIe 7.0 não deve trazer grandes alterações.

Não devemos usar o PCIe 7.0 tão cedo

Enquanto o PCI-SIG fala do PCIe 7.0, ainda estamos na fase de popularização do PCIe 5.0, finalizado em 2019 – ou seja, vai completar seis anos em 2025.

O PCIe 6.0, por sua vez, foi finalizado em janeiro de 2022, e também mal se ouve falar dessa geração da interface.

PCI-SIG

Existe um longo caminho a ser percorrido entre a finalização de um padrão do PCIe até sua implementação em produtos acessíveis ao público. Não deve ser diferente com a interface PCIe 7.0

Enquanto isso, a versão finalizada do PCIe mais recente disponível aos membros do PCI-SIG é a PCIe 6.3. Entre os membros do grupo, temos representantes de todas as gigantes do hardware, como Intel, NVIDIA, AMD, Dell, Qualcomm e etc.

Fonte: PCI-SIG

Adicionar aos favoritos o Link permanente.