“Inundação repentina”: Saiba se chuvarada em SC tem relação com bolha de calor

Santa Catarina enfrenta as consequências de uma chuvarada nesta quinta-feira (16). Além das ruas alagadas, a instabilidade causou a interdição da BR-101, o que dificultou ainda mais o tráfego no estado catarinense.

CLIQUE AQUI PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER

Chuvarada causa estragos em Balneário Camboriú | abc+



Chuvarada causa estragos em Balneário Camboriú

Foto: Fernando Oliveira/Especial

ENTRE NA COMUNIDADE DO JORNAL NH NO WHATSAPP

A contadora Carla Macuglia mora em Camboriú e trabalha na cidade ao lado, em Balneário Camboriú, uma das praias mais famosas de Santa Catarina. Nesta manhã, ela chegou a sair para se deslocar ao trabalho, mas não chegou ao destino. “Não tinha como passar para Balneário, todas as saídas com água, carros voltando na contramão, todos tentaram, mas ficaram parados no caminho. Um caos”, explica. 

VÍDEO: Com água no peito, prefeito pede auxílio em SC. “Quem tiver barco, a gente solicita ajuda aqui”

Nas últimas 12 horas, foram 183,6 milímetros de chuva em Camboriú e 178,2 milímetros em Balneário, de acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

Conforme a meteorologista Estael Sias, da MetSul, grande parte desse volume é de cerca de 3 a 4 horas, o que classifica como “inundação repentina”. Ambas as cidades decretaram situação de emergência nesta tarde. 

Itajaí também registrou diversos pontos com acúmulo de água. A população de Navegantes também foi afetada. 

Relação com bolha de calor

Estael Sias explica que o evento registrado em solo catarinense tem relação com a bolha de calor que atinge vários pontos da América do Sul, o que inclui o Rio Grande do Sul.  

“Tem uma correlação com a onda de calor, com a umidade que está chegando. Juntos, produzem esses temporais intensos e esse tempo severo. Está tudo relacionado. O calor mais forte, embora fique concentrado na Argentina, Paraguai e oeste do Sul do Brasil, é ingrediente para formar esses temporais na região de Santa Catarina, no Rio Grande do Sul e no Paraná, e os próximos dias terão ainda mais tempestades”, alerta a meteorologista.

BOLHA DE CALOR: O que esperar das tempestades nas próximas horas com a temperatura perto dos 40°C no RS

Mais chuva

A MetSul alerta que o risco de chuva forte a intensa segue ao menos até sábado (18) em pontos do leste e do nordeste de Santa Catarina, com volumes acima de 100 mm adicionais em alguns áreas e até mais.

Sobre a previsão do tempo, a Defesa Civil catarinense informou que o calor somado à instabilidade nesta sexta (17) favorece novos temporais isolados em todas as regiões entre a tarde e a noite.

Já no sábado, partes do estado devem alcançar os 37°C. No litoral, o calor predomina com máximas de 34°C e, novamente, entre a tarde e a noite, novas instabilidades associadas ao calor e à umidade devem favorecer temporais acompanhados de chuva pontualmente intensa em Santa Catarina. 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.