Mais de 251 milhões de GPUs foram entregues em 2024, aponta relatório

Conforme pesquisa da Jon Pedie Research, as entregas de GPUS cresceram 6% em 2024 em comparação com 2023, ultrapassando 251 milhões de unidades vendidas. Os números consideram tanto GPUs integradas como independentes.

Além disso, a pesquisa mostra que as entregas de GPUs acompanham as entregas de Pcs, que cresceram 1% em 2024 em comparação com 2023, totalizando cerca de 262,7 milhões de unidades, de acordo com a IDC.

O mais comum é que as vendas de GPUs geralmente superam as vendas de CPUs para clientes, pois quase todos os processadores para desktops e notebooks possuem uma GPU integrada. Ou seja, quase sempre que um usuário compra um computador com uma GPU dedicada, ele também adquire uma GPU integrada.

Notícias Relacionadas:

Empresas como AMD e Nvidia vendem dezenas de milhões de processadores gráficos discretos para PCs de clientes anualmente, que acabam em sistemas que também têm iGPUs.

O que é mais surpreendete é que tanto CPUs quanto GPUs tiveram aumento de vendas em 2024, pois o mais comum seriam os usuários adquirem novas CPUs e manterem as GPUs antigas ou o contrário.

Créditos: JPR.

Detalhamento

No primeiro semestre do ano, a indústria enviou 18,2 milhões de placas gráficas para sistemas desktop, um aumento de 46% em relação ao mesmo período em 2023, segundo a JPR. No entanto, os embarques de placas gráficas no terceiro trimestre de 2024 totalizaram 8,1 milhões de unidades, abaixo das 8,9 milhões de unidades no terceiro trimestre de 2023.

Em parte, acredita-se que isso seja resultado da correção de inventário na AMD, bem como do fim dos ciclos de vida das arquiteturas Ada Lovelace e RDNA 3. Embora as entregas de GPUs discretas geralmente aumentem no quarto trimestre, à medida que os gamers se preparam para o lançamento de novos títulos, isso pode não ter ocorrido no ano passado.

Ou seja, com os anúncios como os da NVIDIA da proximidade da próxima geração de GPUs pode ter levado os consumidores a não comprarem novas GPUs e esperarem os lançamentos. Ainda que os consumidores adquiram versões mais antigas, é normal que elas reduzam de preço com os novos lançamentos.

Créditos: Tom’s Hardware.

Mercado Estável

Mesmo com um crescimento, é razoável afirmar que, na prática, os números se mostraram estáveis em 2024 em relação a 2023. E é improvável que se aproximem das vendas de placas gráficas em 2022 ou 2021 mesmo com eventuais atualizações dos dados.

É possível notar que o número de entregas de sistemas em 2024, com base nos dados da IDC, excede o número de entregas de GPUs integradas e independentes relatados pela JPR. Os dados não se contradizem porque os fabricantes de PCs compram CPUs e GPUs meses antes de enviarem esses componentes dentro de seus sistemas.

No quarto trimestre, os fabricantes tendem a desacelerar suas compras, apesar das vendas elevadas, já que o primeiro trimestre geralmente é um trimestre fraco para vendas de PCs para clientes. Ou seja, eles não vêm necessidade de compra porque não esperam que haja uma revenda significativa.

Fonte: Jon Peddie Research.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.