Tremores não são os únicos sintomas de Parkinson: aqui estão outros sinais para ficar atento

Pessoas entre 55 e 79 anos com tremores nas mãos devem ser avaliadas por um médico. Homens, mais do que mulheres, correm risco de desenvolver Parkinson, que é uma doença degenerativa progressiva do sistema nervoso que leva a tremores nas mãos.

No entanto, esse sintoma por si só não pode confirmar um diagnóstico de Parkinson, pois também podem ser causados ​​pelo envelhecimento, certos medicamentos, outros distúrbios cerebrais e uso de álcool.

Por isso, é fundamental prestar atenção a outros sintomas associados ao Parkinson.

Por que a doença de Parkinson causa tremores nas mãos

Tremores nas mãos são um dos primeiros sintomas motores da doença de Parkinson. As habilidades motoras de uma pessoa a ajudam a usar seus músculos para fazer tarefas normais como sentar, andar, engatinhar e muito mais. Quando isso é interrompido, o corpo tende a perder o controle sobre seus movimentos. 

Os sintomas de Parkinson vão muito além dos tremores nas mãos

Cerca de 70-90% das pessoas com doença de Parkinson apresentam tremores em algum momento da vida, de acordo com Parkinson’s Foundation. Embora sejam menos comuns em pessoas mais jovens, ainda podem ser um dos sintomas mais visíveis.

Embora muitas áreas do cérebro sejam afetadas na doença de Parkinson, os sintomas mais comuns resultam da perda de neurônios em uma área próxima à base do cérebro chamada substância negra. Esses neurônios produzem dopamina, que é um mensageiro químico que envia sinais ao cérebro para produzir movimentos suaves e intencionais.

O tremor nas mãos ocorre quando há um desequilíbrio entre sinais excitatórios e inibitórios nas vias motoras do cérebro. Isso significa que os tremores nas mãos acontecem quando o sistema de controle de movimento do cérebro envia sinais mistos, mais sinais para se mover e menos para ficar parado.

Sinais da doença de Parkinson que vão além dos tremores nas mãos

  • Bradicinesia ou movimentos mais lentos
  • Rigidez muscular, mesmo na ausência de dor
  • Expressões faciais menos animadas, às vezes chamadas de “rosto mascarado”
  • Mudanças sutis na caligrafia, como letras menores e apertadas
  • Distúrbios do sono, como sono agitado
  • Uma voz mais suave ou monótona
  • Perda do olfato
  • Constipação
  • Mudanças de humor, especialmente melancolia ou ansiedade

Além disso, algumas pessoas podem ter dificuldade para se movimentar, balançar o braço ao caminhar ou manter o equilíbrio, o que pode aumentar o risco de quedas.

O que fazer ao notar os sintomas de Parkinson

Se você suspeita de Parkinson, há algumas etapas que você pode seguir para confirmar seu diagnóstico. Primeiro e mais importante, é importante procurar assistência médica assim que você desenvolver sinais.

Um neurologista pode ajudar com uma avaliação abrangente, incluindo avaliações clínicas e estudos de imagem, se necessário.

Se e uma vez que você tenha o diagnóstico, fazer mudanças no estilo de vida, como fazer exercícios regularmente, pode ajudar você a permanecer flexível. Interações sociais e exercícios cognitivos também podem promover a saúde mental. E gerenciar o estresse e ter uma boa higiene do sono pode ajudar a melhorar o controle geral dos sintomas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.