Beber café pode reduzir o risco de certos tipos de câncer; saiba qual a quantidade

Bebedores regulares de café podem enfrentar um risco significativamente menor de desenvolver câncer de cabeça e pescoço, de acordo com uma nova pesquisa publicada em dezembro do ano passado.

Pesquisadores do Huntsman Cancer Institute, nos EUA, analisaram dados de 9.548 pacientes com câncer e 15.783 controles saudáveis.

Uma análise que combina dados de vários estudos descobriu que consumir quatro ou mais xícaras de café com cafeína diariamente estava associado a uma redução de 17% no risco geral de câncer de cabeça e pescoço. Os resultados foram publicados no periódico CANCER, da American Cancer Society.

Detalhes do estudo

A equipe de pesquisa relata que analisou dados de 14 estudos que abrangeram Europa, América do Norte e América Latina.

Os participantes dos estudos foram convidados a preencher questionários para registrar seus padrões de consumo de chá e café. Nove estudos incluíram dados sobre o consumo de café descafeinado pelos participantes.

Os pesquisadores analisaram dados de 9.548 pessoas com câncer de cabeça e pescoço e 15.783 sem a doença.

Efeito positivo do café foi observado a partir de 4 xícaras diárias

Resultados

Bebedores de café apresentaram 30% menos chances de câncer de cavidade oral e 22% menos chances de câncer de garganta em comparação com não bebedores de café. Até mesmo o consumo de café descafeinado foi associado a uma redução de 25% no risco de câncer de cavidade oral.

A pesquisa ganha importância à medida que o câncer de cabeça e pescoço, que é o sétimo câncer mais comum no mundo, continua aumentando em países de baixa e média renda.

Apesar disso, o estudo não prova que o café protege contra esses tipos de câncer, mas especialistas dizem que as descobertas ajudam a lançar luz sobre o que tem sido uma área muito debatida e com resultados inconsistentes.

Além disso, a equipe observa que o estudo tem limitações, incluindo o fato de que o autorrelato sobre o consumo de café pode não ser confiável.

O que causa câncer de cabeça e pescoço?

O câncer de cabeça e pescoço inclui tumores que se desenvolvem em áreas como boca, garganta, laringe, nariz e glândulas salivares. As principais causas são o consumo de cigarro, álcool, infecção pelo HPV, exposição prolongada ao sol (para câncer nos lábios) e fatores genéticos.

Diagnóstico precoce é essencial, pois esses cânceres podem ser agressivos, mas são tratáveis em estágios iniciais.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.