Pressão alta na casa dos 30? Como hábitos cotidianos podem ser a causa

Se você considera a hipertensão um problema para adultos mais velhos, é hora de mudar essa ideia. Para muitos na faixa dos 30 anos, conciliar trabalho, relacionamentos e objetivos pessoais geralmente leva a escolhas de estilo de vida pouco saudáveis ​​que contribuem para a pressão alta. 

A hipertensão ocorre quando sua pressão arterial é de 140/90 mmHg ou mais, ou se você está tomando medicamentos para controlar a pressão alta.

Como os hábitos de vida aumentam os níveis de pressão arterial aos 30 anos

Inatividade física e obesidade

Passar muito tempo sentado ou se envolver em trabalhos de baixa atividade física pode aumentar a pressão arterial. Não se envolver em atividade física regular, como cardio, treinamento de força ou o Treinamento Intervalado de Alta Intensidade (HIIT) pode contribuir para a pressão alta.

De acordo com o American Heart Association (AHA), para cada hora extra passada sentado, há um pequeno aumento na pressão arterial: 0,06 mmHg no número superior (sistólica) e 0,20 mmHg no número inferior (diastólica).

Hábitos de vida pouco saudáveis contribuem para a pressão alta

Dieta pouco saudável

Consumir alimentos processados ​​e embalados pode aumentar a pressão arterial. O mesmo pode ocorrer com quem come grandes quantidades de açúcar, particularmente açúcares adicionados, e alimentos ricos em gorduras saturadas e trans, como carne vermelha.

Não consumir alimentos ricos em potássio, como frutas, vegetais e grãos integrais, também pode contribuir para a pressão alta.

Estresse e sono

Estresse crônico e contínuo, seja ele do trabalho, relacionamentos ou causado por outros fatores, pode levar a um aumento da pressão arterial. Má qualidade do sono ou distúrbios do sono também podem contribuir para a pressão alta.

De acordo com o American Heart Association (AHA), pessoas envolvidas em trabalho rotativo e em turnos noturnos podem apresentar risco de hipertensão, pois o trabalho em turnos pode amplificar os efeitos negativos do sono curto na pressão arterial.

Fumo e consumo excessivo de álcool

Outros contribuintes significativos para a hipertensão incluem o fumo e o consumo de álcool.  Fumar introduz produtos químicos nocivos na corrente sanguínea, o que pode danificar as paredes dos vasos sanguíneos, estreitando-os e dificultando o fluxo do sangue. Isso aumenta diretamente a pressão arterial.

Da mesma forma, beber quantidades excessivas de álcool pode levar ao ganho de peso, interromper os padrões de sono e aumentar os níveis de pressão arterial. Um estudo de 2019 no Revista do Colégio Americano de Cardiologia (JACC) descobriu que entre 17.059 pessoas, tanto os bebedores moderados quanto os pesados ​​tinham um risco muito maior de pressão alta do que os que não bebiam.

Como controlar a pressão arterial aos 30 anos

  • Faça exames regulares: monitore sua pressão arterial regularmente com seu médico
  • Pratique exercícios regularmente: procure fazer exercícios aeróbicos de intensidade moderada ou exercícios aeróbicos de intensidade vigorosa por semana
  • Alimentação equilibrada: concentre-se em alimentos integrais e não processados ​​e limite a ingestão de sódio, açúcar e gorduras não saudáveis
  • Gerencie o estresse: pratique atividades para aliviar o estresse, como meditação, ioga ou respiração profunda
  • Durma o suficiente: a quantidade ideal de sono é entre 7 e 8 horas por noite.
  • Pare de fumar: programas de cessação do tabagismo, grupos de apoio e aconselhamento podem tornar o processo mais fácil e melhorar significativamente a saúde geral.
  • Limite o consumo de álcool: se você decidir beber, faça-o com moderação. Para a maioria dos adultos, isso equivale a um máximo de uma bebida por dia para mulheres e duas bebidas por dia para homens.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.