Microsoft sugere que atualização do Windows 10 para 11 não será para sempre gratuita

A Microsoft fez uma nova publicação no seu blog Tech Community incentivando os usuários do Windows 10 a atualizarem para o Windows 11. Já no título, a empresa sugere que a atualização do Sistema Operacional poderá não ser gratuita para sempre.

Já faz um tempo que a empresa incentiva os usuários nessa direção, empregando táticas cada vez mais audaciosas, já que as estatísticas continuam mostrando que a adoção do Windows 11 estagnou globalmente.

Para se ter uma idea, em dezembro, 43% dos usuários da Steam ainda usavam o Windows 10. E a Microsoft já anunciou que pretende encerrar o suporte ao Sistema Operacional em 14 de outubro deste ano.

Os usuários ainda poderão usar o Windows 10 após essa data, mas não receberão mais atualizações de segurança, ficando exposto a riscos cada vez maiores ao longo do tempo.

Notícias Relacionadas:

Atualização Gratuita

Créditos: Peakpx.

A Microsoft há um bom tempo oferece uma atualização gratuita para o Windows 11 para quem ainda está no Windows 10, trazendo os usuários para as versões equivalentes do Windows 11. Ou seja, de Windows 10 Home para Windows 11 Home e de Windows 10 Pro para Windows 11 Pro.

No entanto, esta oferta de atualização gratuita não contorna os requisitos do Windows 11. E, ao que tudo indica, muitos dos usuários ainda não atualizaram o hardware para poderem atualizar o Sistema Operacional.

Porém, agora, a Microsoft parece estar mudando de estratégia para “incentivar” os usuários a realizarem a atualização, no caso, sugerindo que a atualização para o Windows 11 não estará disponível gratuitamente por muito tempo.

Não está claro quando essa oferta de “tempo limitado” terminará. Uma possibilidade é que seja no dia 14 de outubro com o fim do suporte para o Windows 10. Porém, com a Microsoft recuando quanto à obrigatoriedade do TPM 2.0 no Windows 11, é possível esperar que ela retroceda novamente.

Problemas no Windows 11

Créditos: Peakpx.

Outro desafio que a empresa tem enfrentado são os bugs no Windows 11, que desestimulam a atualização para o novo Sistema Operacional.

Em outubro do ano passado, por exemplo, a Microsoft distribui rollback (KIR) depois de vários usuários reportarem problemas no update do Windows 11. Entre os problemas da atualização KB5043145, estavam a temida tela azul.

Já em novembro, outro problema elevava o volume para 100%, sem mensagem de erro alertando os usuários. E, em dezembro, outro bug impedia atualizações de segurança.

Não é difícil compreender que manter o suporte a dois sistemas operacionais é mais difícil que a um, mas a correção desses problemas pode melhorar a adoção por parte dos usuários. Outro ponto que contribui, provavelmente, é o interesse da Microsoft em ter mais usuários utilizando sua IA, a Copilot, até para poder melhor trabalhar no seu desenvolvimento.

Fonte: Microsoft.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.