China estuda vender TikTok para bilionário Elon Musk

O TikTok corre risco de ser banido dos Estados Unidos no próximo domingo (19) caso não seja vendido para um comprador americano. Segundo informações da Bloomberg, para evitar a suspensão no país, o governo chinês está avaliando uma venda para o bilionário Elon Musk.

A medida vem sendo estudada e pode ser adotada caso a Suprema Corte dos EUA não derrube a legislação que prevê a suspensão da plataforma no país. O tribunal deve ouvir as considerações a respeito da constitucionalidade da Lei aprovada no ano passado na sexta (17).

A principal preocupação do governo local é com a segurança dos dados dos americanos, que estariam supostamente sendo compartilhados com o governo da China. A ByteDance, controladora da plataforma, nega enviar informações de usuários estrangeiros com o governo local, mas para garantir a segurança de seus cidadãos, os EUA pressionam pela venda para o comprador confiável — e não chinês.

TikTok: mais uma aventura na lista de Musk?

Musk, que ocupa atualmente o posto de homem mais rico do mundo, já se aventurou na aquisição de plataformas sociais. Em abril de 2022, o bilionário, investiu US$ 44 bilhões, o equivalente a R$ 266 bilhões, na compra do então Twitter, posteriormente rebatizado de X.

A rede de vídeos curtos pode ser adquirida por outros interessados, como os bilionários Frank McCourt e Kevin O’Leary, conhecido por sua participação no programa Shark Tank. Além disso, algumas empresas também já demonstraram interesse em controlar a plataforma nos Estados Unidos.

Em 2020, a Microsoft manifestou interesse em adquirir o TikTok. Mas com o cenário atual, de banimento iminente, a empresa parece ter recuado. E deve direcionar seus investimentos para outras tendências tecnológicas, como pesquisa e desenvolvimento de inteligência artificial, por exemplo.

Temu, Threads, Tiktok: veja os apps mais baixados no iOS em 2024

Muito TikTok (ou Instagram etc) faz mal ao cérebro: os benefícios de trocar as redes sociais por um livro

Oracle e Walmart chegaram a enviar, com a “benção” do presidente Donald Trump, que estava em seu primeiro mandato, uma proposta conjunta para a compra da plataforma chinesa. No entanto, o negócio foi bloqueado no governo Biden por preocupações com a segurança nacional dos EUA.

Uma das fortes candidatas é a Amazon, empresa que vem estreitando os laços com a ByteDance nos últimos anos. Atualmente, é possível comprar produtos no marketplace diretamente no TikTok.

The post China estuda vender TikTok para bilionário Elon Musk appeared first on Giz Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.