O que é o SAG Awards e como ele pode atrapalhar (ou não) Fernanda Torres no Oscar

O caminho de Fernanda Torres e Ainda Estou Aqui até o Oscar enfrentou uma barreira na quarta-feira da semana passada (8). No dia, foram anunciados os indicados ao SAG Awards, prêmio concedido pelo Screen Actors Guild (SAG), o sindicato dos atores, e considerado o maior termômetro para as categorias de atuação no Oscar. Fernanda, cotada para o prêmio de Melhor Performance de Atriz em Papel Principal, não está na lista.

LEIA TAMBÉM: Ainda Estou Aqui está entre os indicados ao Prêmio Bafta de Melhor Filme Estrangeiro; veja lista completa

Fernanda Torres | abc+



Fernanda Torres

Foto: Sami Drasin/@theacademy

As atrizes Pamela Anderson (The Last Showgirl), Cynthia Erivo (Wicked), Karla Sofía Gascón (Emilia Pérez), Mikey Madison (Anora) e Demi Moore (A Substância) concorrem na categoria. A cerimônia será transmitida ao vivo pela Netflix no domingo, 23 de fevereiro, com a atriz Kristen Bell como apresentadora.

CLIQUE AQUI PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER

A vitória de Fernanda no Globo de Ouro no primeiro domingo de janeiro não garantia a indicação no SAG Awards, cujas votações já haviam encerrado, e nem garante uma indicação Oscar, mas é um elemento importante para esta última. O troféu da brasileira possibilita que Ainda Estou Aqui chegue aos olhos das pessoas que votam no maior prêmio do cinema, que tem se esforçado para se internacionalizar nos últimos anos.

Fernanda disputa a vaga de Melhor Atriz no Oscar com nomes de peso: Mikey Madison (Anora), Cynthia Erivo (Wicked), Demi Moore (A Substância), Angelina Jolie (Maria Callas), Nicole Kidman (Babygirl), Karla Sofía Gascón (Emilia Pérez) e Marianne Jean Baptiste (Hard Truths) estão no páreo. Pouquíssimas vezes, porém, a vencedora da categoria de Melhor Atriz em Filme de Drama no Globo de Ouro não recebeu uma indicação.

ENTRE NA COMUNIDADE DO JORNAL NH NO WHATSAPP

A indicação e a premiação no SAG Awards nem sempre são sinônimos de garantia no Oscar, mas eles são considerados um precursor importante. Isso porque, nos prêmios da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, são os representantes de cada categoria que votam nos respectivos indicados — são os atores membros da Academia, no caso, que escolhem os indicados (e premiados) das categorias de atuação.

Os atores são o maior corpo votante da Academia, com cerca de 1.300 membros ao fim de 2023, segundo o site especializado TheWrap. Logo, há uma certa tendência que os prêmios coincidam.

Há, no entanto, diferenças importantes, a começar pela votação. No SAG Awards, o processo ocorre em duas etapas. Primeiro, 2.500 membros do SAG e da American Federation of Television and Radio Artists (AFTRA), a federação de artistas do rádio e da televisão, votam nos comitês de nomeação de Cinema e de Televisão. Os votantes são selecionados a partir de membros do sindicato que não participaram do processo nos últimos 8 anos.

Após o anúncio das indicações, o SAG Awards abre para que todos os membros ativos do SAG-AFTRA votem nos vencedores da premiação. Segundo o site do SAG-AFTRA, o sindicato e a federação representam aproximadamente 160 mil atores, locutores, jornalistas e outros profissionais da mídia.

BOLHA DE CALOR: Inmet emite alerta para tempestades em meio ao fenômeno de calor extremo

Além disso, os membros do SAG-AFTRA são esmagadoramente norte-americanos, segundo a revista The Hollywood Reporter, o que aumenta as chances de indicações e premiações de atores dos EUA. No ano passado, porém, 25% dos membros da Academia não eram estadunidenses, e a instituição tem feito esforços constantes para diversificar seu corpo votante. Em 2024, por exemplo, a alemã Sandra Hüller, de Anatomia de uma Queda, conseguiu uma indicação ao Oscar mesmo tendo ficado de fora do SAG Awards.

O anúncio dos indicados ao prêmio na quarta foi alterado após a propagação de um grande incêndio florestal na cidade de Los Angeles na noite desta terça-feira, 7. A indicação ocorreu 100% online. Antes, a revelação dos indicados ocorreria em um evento presencial com apresentação dos atores Cooper Koch e Joey King.

Uma sessão especial de Ainda Estou Aqui também foi cancelada na noite de terça por conta dos incêndios florestais. O evento, que contaria com a presença do elenco e a mediação do cineasta mexicano Guillermo Del Toro, era uma parte importante da campanha que busca a indicação do filme e da atriz Fernanda Torres ao Oscar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.