Onça-parda ou gato doméstico? Presença de felino volta a intrigar moradores no Vale do Paranhana

Moradores de Taquara, no Vale do Paranhana, voltaram a relatar a possível presença de uma onça-parda, espécie de felino também conhecida como Puma. O animal foi flagrado por câmeras de segurança na área rural do município e a Defesa Civil foi acionada.

Equipes da Secretaria de Meio Ambiente, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Ambiental (Patram) também foram acionadas, mas o animal não foi localizado. Essa é a segunda vez que vídeos intrigam a população da cidade.

Felino flagrado em Taquara é um puma?  | abc+



Felino flagrado em Taquara é um puma?

Foto: Reprodução/ Redes Sociais

Na primeira, a veracidade das imagens acabaram desmentidas pelas autoridades, já que se tratava de uma aparição no interior do estado de São Paulo.

De acordo com o zoólogo e professor de Biologia da Universidade Feevale, Marcelo Barros, a presença de onças-pardas não são registradas há anos no município de Taquara. “Dizem muito que viram, outra coisa é acontecer.”

MAIS VÍDEO: Furo na areia pode custar até R$ 150 para turistas em Balneário Camboriú

Analisando as imagens, o especialista em felinos explica que o animal flagrado, na verdade, é um gato doméstico. “Muito possivelmente é um gato, com aproximadamente 40 centímetros. Podemos ter essa noção quando ele [animal] se aproxima do poste.”

Outra diferença, além do tamanho, é a coloração do felino. “Os pumas são mais escuros. As patas são maiores e o jeito de caminhar é diferente. Esses animais também podem ser confundidos com Moriscos, espécie de gato-do-mato.”

Monitoramento

Barros explica que o monitoramento de pumas ocorre desde 2018 na região, especialmente nas cidades de Morro Reuter, Santa Maria do Herval e Nova Petrópolis. “São comuns nestas áreas. Eles percorrem grandes distâncias e não representam perigo ao ser humano. Não temos relatos de ataques na natureza”, completa.

A Defesa Civil de Taquara comunicou que segue monitorando qualquer movimentação de animais da espécie na cidade e pede, que em caso de avistamento, o órgão seja imediatamente acionado através do telefone (51) 99303-8172.

YouTube Video

Adicionar aos favoritos o Link permanente.