COBRAS: Novas espécies com DNA totalmente diferente são descobertas e impressionam cientista

Usando a morfologia e análises de DNA, cientistas descobriram duas novas espécies de cobras que são distintas de todas as outras do gênero.

LEIA TAMBÉM: Sangue de mais duas pessoas próximas de Deise será analisado atrás de traços de arsênico

Boaedon broadleyi e  subniger | abc+



Boaedon broadleyi e subniger

Foto: Divulgação

Os cientistas Jakob Hallerman e Oliver Hawlitschek estudaram as cobras do gênero africano Boaedon, no Nordeste e Leste da África, para tentar entender se alguma delas poderia ser, na verdade, uma nova espécie ainda não identificada.

FIQUE DE OLHO: Alpha é passado! Bebês de 2025 já fazem parte da geração que viverá para ver o próximo século; saiba qual

O resultado foi a descoberta da Boaedon broadleyi, da Etiópia, e da Boaedon subniger, da Somália, que são geneticamente diferente das outras da mesma linhagem. A pesquisa foi publicada no jornal de taxonomia zoológica Zootaxa, nesta segunda-feira (13). 

Para chegar ao resultado, os pesquisadores combinaram o exame morfológico de espécimes, que estão em coleções de museus de história natural, com a análise do DNA mitocondrial de amostras frescas.

O material fresco usado foi retirado da Etiópia e Somália, e o preservado dos museus Muséum national d’Histoire naturelle (MNHN), Museum Koenig (ZFMK) e Zoologisches Museum Hambur (ZMH).

CONFIRA: Camundongos transparentes? Por que isso é uma boa notícia para a medicina

Características da B. Broadleyi – Etiópia

Cobra da espécie Boaedon broadleyi | abc+



Cobra da espécie Boaedon broadleyi

Foto: Petr Ne?as/Divulgação

B. Broadleyi possui uma cor verde-oliva, com um fundo de bege, marrom claro e até avermelhado, com duas listras brancas curtas nas laterais da cabeça. A espécie foi encontrada em savanas, pastagens e florestas.

Já o nome foi dado em homenagem ao herpetologista, ramo da zoologia que estuda répteis e anfíbios, britânico Donald George Broadley, curador do Museu de História Natural de Zimbábue.

SE INSCREVA NA NEWSLETTER DO ABCMAIS

Características da B. Subniger – Somália

Cobra da espécie Boaedon subniger | abc+



Cobra da espécie Boaedon subniger

Foto: Tomáš Mazuch/Divulgação

Já a Sbniger, que pode ser encontrada apenas no Norte da Somália, possui uma coloração de um marrom escuro com um preto na parte mais dorsal. Ao contrário da Broadleyi, ela não possui listras claras na cabeça. A espécie fica em lugares de grande altitude, semiáridos ou áridos da Somalilândia.

O nome vem da palavra em latim, que significa escuro, devido à coloração do corpo da cobra, sem listras.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.