PCs com Windows 10 estão travados em loop de atualização há alguns dias

Segundo relatos de usuários, a atualização KB5048239 para o Windows 10, lançada em 12 de novembro de 2024 para melhorar o Windows Recovery Environment (WinRE), está causando problemas. E qualquer um que tenta instalar a atualização acaba preso em um loop.

Os usuários relatam que a atualização instala corretamente na primeira vez, mas quando o Windows Update é aberto novamente mais tarde, a mesma atualização exata é oferecida para instalação novamente. Isso ocorre repetidamente.

Algumas outras ferramentas do sistema, como o Visualizador de Eventos do Windows e o Norton 360, mostram a atualização como instalada com sucesso, apesar do problema.

Relatórios com o erro podem ser encontrados no fórum oficial da Microsoft, onde usuários descrevem o mesmo problema em vários sistemas diferentes, com o primeiro relatório enviado em 10 de janeiro de 2025.

Notícias Relacionadas:

Solução?

Créditos: Microsoft.

Até o momento, a causa específica do problema é desconhecida. Enquanto isso, as estratégias usuais para corrigir esses tipos de problemas, como reiniciar o PC ou reinstalar o Windows, não parecem ter efeito. E a falta de espaço em disco também foi descartada como causa do problema.

Da sua parte, a Microsoft ainda não comentou sobre o problema. Para os usuários afetados, por hora, a única solução real é ignorar a atualização até que uma correção seja lançada. Porém, dado que esta é uma atualização de segurança, ignorá-la não é ideal.

Benefícios da atualização

Créditos: Microsoft.

Conforme a página de suporte, a atualização KB5048239 é para sistemas Windows 10 que têm um ambiente de recuperação do Windows (WinRE) ativo. O WinRE é usado para restaurar sistemas que não podem ser inicializados corretamente.

A KB5048239 é uma atualização de segurança para o WinRE que fornece algumas melhorias e segurança extra. Para instalá-la, os usuários precisam de pelo menos 250 MB de espaço livre no disco para instalar a atualização.

Outros erros

Créditos: Microsoft.

No ano passado, a Microsoft também enfrentou problemas com atualizações no Windows 11. Em outubro, um erro de atualização mostrava consumo excessivo do SSD, sem que o sistema, de fato, estivesse usando.

Em novembro, outro erro mostrava errado o fim do suporte do Windows 11 e, em dezembro, outro erro impedia instalação de atualizações de segurança. Destaca-se, porém, que esses erros foram para o Windows 11 e o novo erro se refere ao Windows 10.

Fonte: Microsoft e Microsoft.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.