Zuckerberg ativa modo “Musk” e se envolve em mais uma polêmica

Após remover a checagem de fatos das plataformas do Meta, Mark Zuckerberg imitou Elon Musk mais uma vez ao se envolver em uma nova polêmica.

Na última sexta-feira (10), em entrevista ao podcast do ex-comentarista do UFC Joe Rogan, Zuckerberg criticou a Apple. De acordo com Zuckerberg, a Apple não inventa nada relevante desde o lançamento do iPhone, em 2007.

“Por um lado, o iPhone foi algo maravilhoso porque, atualmente, quase todas as pessoas do planeta possuem um smartphone. Isso é algo que permite que coisas incríveis aconteçam. Contudo, por outro lado, eles [Apple] usaram essa plataforma para inserir uma série de regras que considero arbitrárias”, afirmou Zuckerberg.

Polêmica se estende de 2020

Certamente, Mark Zuckerberg estava fazendo alusão ao iOS 14.5. Em 2020, o sistema operacional do iPhone implementou um novo modelo de privacidade, oferecendo aos usuários a opção de permitir que aplicativos coletem e monitorem seus dados.

Desse modo, empresas como o então Facebook (que se tornou Meta em 2021) receberam o maior impacto devido ao seu modelo de negócios, que usa dados dos usuários para personalização de anúncios.

Mark Zuckerberg usando um Galaxy S23. Após polêmica com a Apple, o CEO da Meta passou a usar publicamente celulares da Samsung como provocação. Imagem: Reddit/Reprodução

A nova função do iOS se tornou uma briga pública e consolidou a rixa entre Zuckerberg e Apple, que afirmou que apoiaria a Epic Games em sua disputa judicial contra a maçã (guarde esta informação).

Entrevista no modo “Musk” gera crítica inesperada a Zuckerberg

Zuckerberg também afirmou que a Apple se acomodou após o iPhone, focando em lucrar com a invenção de Steve Jobs e em acessórios, ao invés de inovar. Ele argumentou que a Apple enfrenta dificuldades para vender novos modelos do iPhone devido à falta de inovações significativas.

“Então como eles ganham mais dinheiro? Bem, eles basicamente sugam as pessoas, como a taxa de 30% [imposta aos desenvolvedores de aplicativos sobre as transações feitas na App Store] e fazendo você comprar mais acessórios que se conectam ao ecossistema”, disse Zuckerberg.

Por fim, assim como Elon Musk se gaba por aquilo que não inventou, Zuckerberg lança a última polêmica contra a Apple criticando o Vision Pro. Segundo ele, o headset da Apple não afetou a Meta.

De fato, o Vision Pro não atingiu as expectativas da Apple, que reduziu a produção do dispositivo devido à baixa demanda. No entanto, o Vision Pro foi uma invenção da Apple, enquanto o Oculus foi uma aquisição da Meta em 2014, assim como WhatsApp e Instagram.

A polêmica entrevista gerou críticas, inclusive de Tim Sweeney, CEO da Epic Games, que acusou Zuckerberg de adotar uma postura semelhante à de Elon Musk. Além disso, Sweeney afirmou que líderes de big techs, como Musk e Zuckerberg, usam táticas de monopólio para enfraquecer as leis antitruste.

Tim Sweeney foi quem iniciou uma batalha judicial contra a Apple justamente por acusar a empresa de monopólio com a taxa de 30% da App Store.

Veja o trecho da polêmica entrevista de Mark Zuckerberg:

 

The post Zuckerberg ativa modo “Musk” e se envolve em mais uma polêmica appeared first on Giz Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.