Patente da Sony descreve uso de IA para reduzir input lag em jogos

Disposta a proporcionar uma experiência de gameplay mais responsiva a seus consumidores, a Sony registrou recentemente uma nova patente relacionada a uma ideia para diminuir o input lag. Segundo os documentos criado pela empresa, a inteligência artificial (IA) teria um papel importante para atingir esse objetivo.

O registro explica que, com o auxílio de uma câmera, seria possível observar e registrar as ações de um jogador para aprender seus hábitos. A partir disso, a IA seria usada para prever quais comandos seriam feitos no futuro, fazendo com que eles fossem iniciados antes mesmo de uma pessoa apertar um botão.

Patente da Sony descreve uso de IA para reduzir input lag em jogos
Foto: Reprodução/Eurogamer

O sistema proposto pela Sony também afirma que a solução poderia ser usada para “encurtar” execuções, fazendo com que comandos específicos fossem completados mais rapidamente. Essas vantagens seriam bastante importantes em jogos competitivos, nos quais qualquer pequeno atraso ou falha de execução pode mudar todo o rumo de uma partida.

Sony registrou patente para transformar o DualSense em uma arma

Os registros recentes da empresa japonesa também descrevem o uso da IA para detectar trapaceiros e para imitar as características de um jogador específico. Além disso, ela quer usar sistemas que percebam quando os jogadores estão frustrados, fornecendo dicas de como passar por trechos específicos de uma experiência.

Patente da Sony descreve uso de IA para reduzir input lag em jogos
Foto: Reprodução/Eurogamer

Fora desse campo, a Sony também registrou uma patente que tem como intenção transformar o controle DualSense em uma espécie de arma. Com auxílio de um acessório de gatilho, o acessório poderia ser segurado de forma lateral e usado em experiências de realidade virtual ou jogos convencionais com elementos de tiro.

Vale notar que, como aconteceu com outros registros anteriores, as ideias propostas pela companhia podem nunca virar produtos reais. Em um passado não muito distante, ela patenteou sistemas de uma “função replay” para revistar partes específicas de jogos e um controle que poderia ser controlado pelos pés dos jogadores.

Fonte: Eurogamer

Adicionar aos favoritos o Link permanente.