Ladrão leva 3 minutos para invadir prédio e furtar moto de morador em Ribeirão Preto, SP; vídeo


Crime aconteceu na madrugada desta segunda-feira (13) no bairro Sumarezinho. Vítima estava viajando e deixou o veículo na garagem. Ninguém foi preso. Veja momento em que ladrão invade condomínio para furtar moto em Ribeirão Preto, SP
Um ladrão levou três minutos para invadir um condomínio e furtar a moto de um morador de dentro da garagem na madrugada desta segunda-feira (13) no bairro Sumarezinho, zona Oeste de Ribeirão Preto (SP).
O crime aconteceu em um residencial na Rua Paranapanema, por volta das 3h57. As câmeras de segurança (assista ao vídeo acima) registraram o momento em que o homem usou uma ferramenta para abrir a fechadura do portão e invadiu o prédio. Ele caminhou até o estacionamento, escolheu uma moto e saiu com ela do imóvel.
Antes de ir embora, o ladrão ainda teve tempo de voltar à garagem e pegar o capacete que estava na moto de outro morador.
O dono do veículo está viajando e foi comunicado sobre o furto pela subsíndica.
Faça parte do canal do g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
Ladrão invade prédio e furta moto no bairro Sumarezinho, em Ribeirão Preto, SP
Reprodução/Câmeras de segurança
Câmeras não inibiram ação
Apesar das câmeras e das concertinas instaladas, o homem não se intimidou. O vídeo mostra que ele não se preocupou em ser identificado, já que estava com o rosto visível. O prédio não tem portaria.
Segundo a subsíndica, que prefere não se identificar, essa não é a primeira vez que o prédio é alvo de furto.
“A sensação é de insegurança que nós estamos a mercê dos marinais. Eles entram e saem a hora que querem de qualquer local, levam o que têm interesse. Pegou a moto de um morador, o capacete de outro morador e sai tranquilamente rumo a avenida. A gente se sente desamparado. Foi filmado pelas câmeras e as pessoas perderam o medo”, diz.
Ladrão leva três minutos para furtar moto de garagem de prédio em Ribeirão Preto, SP
Reprodução/Câmeras de segurança
De acordo com a subsíndica, ao lado do condomínio, três postes de iluminação pública estão apagados há meses.
“Já liguei no 0800, abri protocolos, sem resposta. É um descaso muito grande com bairros mais afastados da região central e do alto da cidade. A nossa rua é vítima dos meliantes, apesar de ser de trânsito intenso.”
Condomínio tem responsabilidade?
A lei brasileira não obriga condomínios a ressarcirem moradores que tenham sido vítimas de crimes nas áreas comuns dos imóveis.
Segundo Márcio Spimpolo, advogado especialista em administração de condomínios, uma possível responsabilização depende do que foi aprovado na convenção do residencial.
“Nós entendemos que a vítima sempre quer responsabilizar alguém, principalmente o condomínio, mas o que vai determinar exatamente a responsabilidade ou não do condomínio é a convenção. Se a convenção tiver uma cláusula dizendo que o condomínio se responsabilizará por furtos e roubos, tanto nas áreas comuns como nas privativas, isso vai acontecer. Do contrário, como na maioria das convenções, talvez 99% das convenções que eu conheço, elas não trazem essa obrigatoriedade do condomínio se responsabilizar por furtos e roubos”, diz.
Câmera de segurança e concertina não intimidaram ladrão de condomínio em Ribeirão Preto
Aurélio Sal/EPTV
Mas, de acordo com Spimpolo, se ficar comprovada a participação de funcionários do condomínio ou terceirizados em crimes, o residencial pode vir a ser processado.
“Às vezes, o condomínio tem uma portaria em que o porteiro facilita a entrada do meliante no condomínio. Salvo as devidas provas, o condomínio talvez, eventualmente, possa ser responsabilizado também. Não só o porteiro, mas também se o condomínio tiver uma terceirizada de serviços, essa também facilitou, ela também pode ser responsabilizada.”
Como prevenção, Spimpolo orienta que moradores e síndicos discutam e invistam em melhorias na segurança dos imóveis.
“Uma dica é verificar se o portão está vulnerável a invasões. Se tiver, buscar travas adequadas, concertinas. Cada condomínio precisa mapear a sua região para ver os índices de delitos que acontecem. O síndico faz uma assembleia, coloca o projeto, obviamente que vai ter custo, mais câmeras, vigilante, isso tudo pode ser uma ajuda para o condomínio se resguardar.”
📺 Assista à reportagem completa do EPTV 2:
Ladrões invadem condomínios em Ribeirão Preto, SP, na hora em que moradores dormem
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão e Franca
Vídeos: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.