Arqueólogos encontram antigo templo romano na Alemanha

Na Alemanha, arqueólogos descobriram uma estrada de 500 metros do período romano com vários artefatos, além de um assentamento de civis e um templo dedicado ao deus Mercúrio.

A descoberta, realizada no distrito de Neckargartach, em Heilbroon, na região metropolitana de Stuttgart, revela novos insights sobre a infraestrutura romana e a vida cotidiana do período na Alemanha. As escavações que identificaram o templo foram conduzidas pela empresa ArchaeoConnect, entre maio de 2023 e setembro de 2024.

Local de escavações onde arqueólogos descobriram templo romano na Alemanha. Imagem: ArchaeoConnect/Divulgação

O Escritório de Preservação de Monumentos Históricos da Alemanha, que supervisionou o trabalho, divulgou a descoberta do templo romano na última terça-feira (7). Aliás, as escavações ocorreram para identificar artefatos, monumentos e outros registros arqueológicos antes da construção do Campus Internacional de Inteligência Artificial no local.

A estrada romana, com 14 metros de largura, apresenta canais de drenagem e se conecta aos acampamentos romanos de Böckingen e Wimpfen. A líder da equipe de arqueólogos, Andrea Neth, ressalta que esta é a primeira vez que “uma estrada tão longa, bem como as estruturas, são investigadas na região de Baden-Württemberg”.

Segundo os arqueólogos, a conservação e qualidade da estrada, bem como das estruturas adjacentes, são um testemunho da engenharia romana.

Templo romano na Alemanha revela cidade comercial

Os arqueólogos identificaram o templo de Mercúrio graças a uma estrutura de pedra de 2,9 metros de diâmetro e fragmentos de pinturas, bem como moedas que eram oferendas ao deus romano do comércio, viagens e comunicação.

Além disso, no local do templo romano, os arqueólogos descobriram partes de uma estátua de arenito representando a divindade.

“Uma cabeça em tamanho real de Mercúrio, identificada pelo seu capacete com asas, e uma mão segurando uma bolsa de moedas estão entre os artefatos recuperados”, afirmou Sybil Harding, da ArchaeoConnect.

Estátua do deus Mercúrio que ficava no templo. Imagem: Yvonne Mühleis/Divulgação.

A localização do templo e da estrada, segundo os arqueólogos, destaca a importância do local para a vida civil e militar no período de ocupação do Império Romano na Alemanha.

Inicialmente, os arqueólogos acreditavam que o local era uma vila romana, mas análises posteriores revelaram que o sítio era um vicus. Vicus é o nome das cidades romanas que serviam como mercado e parada de viajantes.

Além disso, os arqueólogos descobriram três cemitérios próximos ao local do templo, sugerindo um assentamento civil que apoiava o comércio local na Alemanha e comerciantes viajantes.

Esses detalhes, portanto, reforçam as evidências de um templo para adoração do deus Mercúrio, além de novos insights para compreender a importância do assentamento.

“A construção da estrada, que data do ano 100 d.C., às margens do rio Neckar, significa que o exército romano precisava desenvolver infraestrutura. Em meados do século 2 d.C., com a mudança do Império Romano para a Fronteira da Germânia Superior, 20 quilômetros ao leste, essas rotas de transportes continuaram em uso até o início do século 3 d.C.”, afirma Harding.

Além disso, a ausência de danos por fogo nos porões das casas aponta para uma evacuação deliberada da cidade. Por fim, os arqueólogos afirmam que a descoberta do templo e da estrada marcam um avanço significativo da arqueologia romana na Alemanha.

The post Arqueólogos encontram antigo templo romano na Alemanha appeared first on Giz Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.