BOLHA DE CALOR: Temperatura recorde de 44°C na Patagônia pode se repetir no Rio Grande do Sul?

A Patagônia, na Argentina, região conhecida pela neve nos meses mais frios do ano, registrou calor recorde neste fim de semana. 

Bolha de Calor atinge a América Latina | abc+



Bolha de Calor atinge a América Latina

Foto: X/MetSul-Reprodução

Neste domingo (12), a máxima superou os registros de toda a série histórica, conforme dados do Serviço Meteorológico Nacional. Na cidade de Trelew, província argentina de Chubut, a temperatura chegou a 43,6ºC. Essa é a marca mais alta desde janeiro do ano passado, quando fez  42,6ºC.

“A marca extraordinariamente alta na cidade da província de Chubut é considerada ainda a mais alta já registrada no mundo nesta latitude, uma vez que a localidade está muito ao Sul, a 43ºS de latitude Sul”, diz a MetSul Meteorologia.

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Calor excessivo vai chegar ao Rio Grande do Sul?

A partir desta segunda-feira (13), a temperatura vai cair na Patagônia, mas vai aumentar em outras regiões da Argentina devido a bolha de calor que se instala na região. O calor será excessivo na cidade de Buenos Aires nos próximos dias, com previsão de 40°C na segunda metade da semana.

No Rio Grande do Sul, assim como na Argentina, as temperaturas subirão. No começo desta semana, o calor será mais intenso em cidades do Oeste gaúcho. Depois, esse calor atingirá as demais áreas do território gaúcho.

SE LIGA: Do calor intenso à mudança no tempo: Saiba quando a chuva chega ao litoral norte gaúcho

Na Grande Porto Alegre, as máximas vão subir a partir de terça-feira (14) e escalar gradualmente com o pico de intensidade do calor na segunda metade da semana. Quinta e sexta devem ser os dias mais quentes, com marcas acima de 35ºC em um grande número de municípios gaúchos. A temperatura pode atingir marcas de 36ºC a 38ºC em na região metropolitana, mas isoladamente nos vales haverá marcas mais altas. O Oeste gaúcho pode ter máximas próximas ou ao redor de 40ºC.

Com a atmosfera aquecida, o calor forte vai criar condições que são propícias a temporais isolados com chuva forte, vendavais e granizo, a partir da quinta. Esses episódios de instabilidade ocorrerão entre a tarde e a noite e trarão baixos volumes de chuva.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.