Cientistas calculam velocidade de processamento do cérebro

Cientistas do Caltech (Instituto de Tecnologia da Califórnia), nos EUA, conduziram um estudo para aferir a capacidade de processamento de informações do cérebro humano. A pesquisa, publicada na revista Neutron, revelou que a velocidade de “computar dados” do órgão é bem menor do que se imaginava.

Os cientistas concluíram que a velocidade em que o cérebro processa informações é de aproximadamente 10 bits por segundo. O número é significativamente inferior à velocidade em que o sistema nervoso coleta informações — o equivalente a 1 bilhão de bits por segundo.

Para se ter uma ideia do que isso representa, uma conexão Wi-Fi comum é capaz de processar informações a 50 milhões de bits por segundo

Mesmo com os sistemas sensoriais coletando uma quantidade imensa de informações a cada segundo, os seres humanos não são capazes de processar múltiplos dados ao mesmo tempo. Ao invés disso, o cérebro assimila apenas uma unidade de informação por vez.

Processamento lento

De acordo com Markus Meister e Jieyu Zheng, coautores da pesquisa intitulada “The Unbearable Slowness of Being: Why do we live at 10 bits/s?“, a razão pelas quais o cérebro trabalha de maneira tão “lenta” pode ser explicada com base em estudos sobre o processo evolutivo dos seres vivos.

Os primeiros animais a contar com sistema nervoso, os utilizavam apenas para tarefas de sobrevivência, como, por exemplo, encontrar comida, água e, quando necessário, escapar de predadores. De acordo com eles, o pensamento humano é uma “navegação por um espaço de conceitos abstratos”. Assim, nossos ancestrais escolheram o segmento que possibilitasse a sobrevivência.

Na verdade, o cérebro funciona na velocidade ideal para garantir que os seres humanos sobrevivam. Isso porque computar informações a uma velocidade de 10 bits por segundos seria ideal apenas em situações muito perigosas. Caso contrário, a velocidade de processamento exigida seria muito menor. “Na verdade, os 10 bits por segundo são necessários apenas nas piores situações, e, na maioria das vezes, nosso ambiente muda em um ritmo muito mais calmo”

The post Cientistas calculam velocidade de processamento do cérebro appeared first on Giz Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.