Como dormir com mais conforto no avião e se adaptar ao fuso

Na hora de viajar, muitas pessoas preferem fazer o trajeto durante a noite para não perder tempo durante o dia. O problema é que, mesmo em um avião, pode ser difícil dormir de forma confortável – pelo menos se você não estiver na primeira classe, é claro.

No entanto, algumas dicas podem tornar o sono mais tranquilo – e melhorar a experiência da viagem. Confira abaixo:

Observe o fuso horário

Primeiramente, é importante considerar se dormir realmente é a melhor opção para o destino, visto que pode ser necessário se ajustar a outro fuso horário. Outra coisa a se fazer é considerar o horário no destino se quiser comer durante o voo. Isso porque a alimentação também influencia na adaptação do relógio do corpo – então, em alguns casos, pode ser melhor esperar pelo café da manhã.

Alimente-se e hidrate-se

Além disso, evite comer comidas muito calóricas, que podem atrapalhar a adaptação ao fuso, de acordo com este estudo. Prefira lanches ricos em potássio, como a banana, que induz o sono devido ao teor de magnésio e potássio. Álcool e cafeína também não são recomendáveis, já que podem dificultar o adormecer ou atrapalhar a qualidade do sono. Vale lembrar que o álcool também pode levar a roncos. No lugar, prefira beber água para evitar a formação de muco na garganta e ainda compensar a baixa umidade do avião, que seca as passagens nasais. Chás também são bem-vindos para auxiliar no relaxamento.

Use acessórios para relaxar

Protetores auriculares, fones com cancelamento de ruído e máscaras para os olhos ajudam a pegar no sono em meio aos estímulos do ambiente. Uma opção é ouvir uma música suave ou ruído branco, por exemplo – ou até fazer meditação. Algumas pessoas também investem em óleos essenciais e melatonina, por exemplo, que estimula o sono. Mas, na dúvida, é sempre bom consultar um médico. Dilatadores nasais e protetores bucais anti-ronco também são boas opções para algumas pessoas.

Atenção às roupas

Assim como os acessórios, as roupas que você veste no voo devem ser confortáveis e com camadas facilmente removíveis para evitar calor. Também vale trocá-las para dormir, se possível. Além disso, considere também se precaver contra o frio levando cachecol ou cobertor. Quanto aos sapatos, uma opção é trocá-los por meias de compressão quentes ou chinelos, para deixar os pés mais à vontade durante o trajeto.

Adapte a rotina

Antes do voo, fazer exercícios pode ser uma boa estratégia para combater a insônia. Já dentro do avião, trocar de roupa para dormir, escovar os dentes e usar produtos de cuidados com a pele podem ajudar a mente a se preparar para o sono. O ideal é manter o máximo das atividades comuns na sua rotina noturna, como ler um livro, talvez.

Escolha bem o assento

Os assentos na janela podem ser melhores para dormir, visto que oferecem maior apoio. No entanto, não o escolha se você costuma ir ao banheiro com frequência, especialmente se tiver receio de incomodar o passageiro ao lado. Assentos mais próximos da saída também oferecem mais espaço para as pernas, embora não reclinem.

Cuidado com a ergonomia

Por falar nas pernas, é importante descruzá-las para evitar coágulos sanguíneos em voos longos. Por isso, mantenha-as retas e dobre levemente os joelhos. Melhor ainda se tiver apoio para os pés e os braços, aliás. De preferência, deite reto, recline-se a 135º e coloque uma almofada na lombar para prevenir contra a dor nas costas. Travesseiros de pescoço também aumentam o conforto durante o sono, já que reduzem os movimentos da cabeça.

Com informações de Condé Nast Traveler e Casper.

The post Como dormir com mais conforto no avião e se adaptar ao fuso appeared first on Giz Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.