Veja como tirar a autorização eletrônica para entrar no Reino Unido

Desde o dia 8 de janeiro, turistas brasileiros e demais nacionalidades que pretendam viajar ao Reino Unido (Inglaterra, País de Gales, Escócia e a Irlanda do Norte) precisam solicitar uma autorização eletrônica de viagem (Electronic Travel Authorization, ETA).

A medida implementada pelo Reino Unido se aplica a portadores de todos os tipos de passaportes (comuns, oficiais e diplomáticos).

Veja como tirar a autorização eletrônica para entrar no Reino Unido

A autorização pode ser obtida por meio de aplicativo para  iPhone ou Android, ou ainda no site do governo britânico. O valor da autorização eletrônica de viagem custar £ 10 (cerca de R$75). O ETA vale apenas para períodos de permanência inferiores a seis meses.

Pessoas que precisam de estadias por mais tempo terão de solicitar um visto, em vez do documento.

Como solicitar o ETA para entrar no Reino Unido? 

Para solicitar o ETA o viajante precisa ter:

  • o passaporte com o qual vai viajar. Não servem fotocópia ou versão digital;
    acesso ao seu e-mail;
  • um cartão de crédito, de débito, Apple Pay ou Google Pay.
  • imagens digitalizadas ou fotos do passaporte e do rosto da pessoa que está solicitando.

Não é necessário inserir os detalhes da viagem. Em geral, o solicitante vai receber uma resposta em até três dias úteis. Ocasionalmente, a decisão poderá demorar mais. Além disso, é preciso ter em mente que, mesmo para viagens em grupo, cada pessoa deverá fazer a solicitação individualmente.

Caso o pedido seja aprovado, o solicitante vai receber um e-mail confirmando que obteve autorização eletrônica, que estará vinculada ao passaporte usado no formulário.

O ETA é válido por até 2 anos. A autorização permite múltiplas viagens ao Reino Unido durante esse período. No entanto, caso o passaporte vença ou o cidadão obtenha um novo passaporte por qualquer motivo, será necessário solicitar uma nova autorização eletrônica.

Mesmo com o ETA, o brasileiro, ao ingressar no Reino Unido, ainda vai precisar passar por um oficial da imigração britânica. Ou seja, a aprovação não garante a entrada no Reino Unido.

Informações adicionais podem ser encontradas aqui.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.