Fica na Amazônia: Brasil também tem um “Stonehenge” para chamar de seu

Não é só o Reino Unido que tem um “Stonehenge“. A Amazônia também tem sua versão do famoso monumento de pedras. O “Stonehenge” do Brasil fica no Parque Arqueológico do Solstício, na cidade de Calçoene, no Amapá.

Com mais de 120 blocos de granito em círculo, a estrutura chega a quatro metros de altura e pesa cerca de duas toneladas. De acordo com o Diário do Amapá, o local foi construído por povos indígenas há aproximadamente mil anos.

Além disso, o alinhamento de uma das pedras com o solstício de inverno, quando o sol se posiciona sobre um monólito sem projetar sombras, sugere que o “Stonehenge” do Brasil seria como um observatório astronômico e espaço cerimonial.

No ano passado, o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), em parceria com o Governo Federal, anunciou a transformação do sítio em parque arqueológico. Assim, o reconhecimento é uma importante conquista para a preservação do patrimônio arqueológico amapaense.

A iniciativa faz parte do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e busca preservar o patrimônio histórico, fomentar pesquisas científicas, impulsionar o turismo sustentável na região e gerar oportunidades econômicas para a comunidade local. O projeto inclui a construção de infraestrutura para visitas guiadas, áreas de exposição e atividades educacionais.

“A equipe do Iepa [Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá] está muito empolgada para ver o impacto positivo que essa iniciativa trará para o município de Calçoene e para todos os amapaenses”, disse o arqueólogo do Iepa, Lúcio Costa Leite, em um comunicado na época. “Com a criação do Parque do Solstício, a região vai poder celebrar e preservar esse patrimônio arqueológico, nos conectando ainda mais com a história e cultura do estado”.

The post Fica na Amazônia: Brasil também tem um “Stonehenge” para chamar de seu appeared first on Giz Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.