Tesla lança novo Model Y na China para concorrer com a BYD

Nesta sexta-feira (10), a Tesla lançou uma nova versão do Model Y na China, visando superar concorrentes como a BYD no mercado de carros elétricos no país asiático.

Imagem: Tesla/Divulgação

A nova versão apresenta um novo design, incluindo uma barra de luz frontal similar à do Cybertruck e lanternas traseiras totalmente interligadas. O interior do carro também conta com upgrades, como assentos ventilados e com aquecimento. Também há uma tela touchscreen de 8,4 polegadas para passageiros nos bancos traseiros.

Segundo a Tesla, o carro vai custar US$ 35.900 na China, aproximadamente R$ 220 mil na cotação atual. O preço do novo Model Y é 5,4% mais caro que a versão anterior e as vendas começam em março.

Além disso, um porta-voz da Tesla na China revelou que o novo Model Y está disponível em pré-venda apenas no mercado chinês, em vez de ser um lançamento global.

A tela touchscreen na parte traseira do novo Model Y. Imagem: Tesla/Divulgação

Portanto, é óbvio que o novo lançamento da Tesla é uma tentativa de recuperar sua dominância na China após ser superada pela BYD nos dois últimos trimestres de 2024.

Leia mais: BYD faturou mais que Tesla no 3º trimestre de 2024; saiba mais

Além disso, em 2024, as vendas de carros da Tesla caíram pela primeira vez desde 2012, mesmo apresentando resultados positivos na China no final do ano, quando vendeu 83 mil veículos em dezembro.

Isso porque, entre janeiro e novembro do ano passado, a fatia de mercado da Tesla na China caiu de 7,8% para 6% devido à forte concorrência com fabricantes chinesas como Nio, Zikeer e, principalmente, BYD.

Atualmente, a BYD tem a maior fatia do mercado de carros elétricos da China (com 34,1%), sendo 3,7 milhões de unidades vendidas em 2024. A Tesla, por sua vez, vendeu 657 mil unidades, ocupando a terceira posição.

Imagem: Tesla/Divulgação

Apesar de estar muito atrás da BYD, a Tesla teve um trunfo: o Model Y foi o carro elétrico mais vendido na China em 2024. Ou seja, a popularidade no veículo continua alta no país.

No entanto, isso não significa que a nova versão do Model Y será a salvação da Tesla na China. Novos players estão surgindo no mercado. Um exemplo de destaque é a Xiaomi, que lançou seu primeiro carro elétrico, o SU7, e vendeu mais de 130 mil unidades.

Em dezembro, como publicamos aqui no Giz, a Xiaomi anunciou o lançamento de um novo veículo, que pode ser mais uma pedra no sapato da Tesla.

The post Tesla lança novo Model Y na China para concorrer com a BYD appeared first on Giz Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.