Prefeitura autoriza início da construção de moradias em Canoas

Em um ato simbólico no bairro Fátima, a Prefeitura de Canoas entregou as autorizações e os alvarás de licenciamento de dois residenciais nesta sexta-feira (10). Os documentos foram entregues para a empresa baiana 2MS Engenharia, responsável pelas obras. As moradias serão ocupadas por canoenses que foram atingidos pelo desastre climático de maio do ano passado.

FAÇA PARTE DA COMUNIDADE DO DIÁRIO DE CANOAS NO WHATSAPP

Prefeitura de Canoas entrega alvarás de licenciamento para construtora realizar obras



Prefeitura de Canoas entrega alvarás de licenciamento para construtora realizar obras

Foto: Paulo Pires/GES

SIGA O ABC+ NO GOOGLE NOTÍCIAS!

Os residenciais Quero-Quero, no Fátima, e Jacuí, no Niterói, contam com 13 prédios cada, com térreo e mais três andares – quatro unidades por andar. Os apartamentos possuem 46 m² de área útil, com dois quartos, seguindo os padrões estabelecidos no programa federal Minha Casa Minha Vida. Cada residencial conta com 200 unidades habitacionais, centro comunitário, biblioteca, bicicletário e casa de lixo.

De acordo com a empresa, as obras já iniciaram com a retirada da vegetação no terreno de 9 mil m², localizado ao lado do Residencial Pistóia. As obras devem ficar prontas em 18 meses, mas segundo o diretor da construtora, Sérgio de Deus, a proposta é entregar antes do prazo. “Vamos fazer o possível para que possamos antecipar, entendendo toda a problemática que Canoas está passando”, declara. 

Os apartamentos serão destinados à população que sofreu com as enchentes. Conforme informado pelo ex-Secretário de Habitação e Regularização Fundiária, vereador Duarte, a prefeitura deve utilizar o cadastro do programa Aluguel Social Canoense, mas ainda não estão definidas as famílias que vão ocupar os imóveis.

“Quando a obra estiver na metade é que será informado quem serão os moradores.” O município, junto dos governos estadual e federal, deve entregar outras moradias antes da conclusão dos residenciais, o que inviabiliza a escolha neste momento.

Ato simbólico

A entrega dos documentos foi feita pelo prefeito Airton Souza, no terreno em que o residencial Quero-Quero será construído, acompanho do vice, Rodrigo Busato, e de outros integrantes do governo. “No nosso plano de governo, a ideia é de ter seis mil moradias. Aqui se inicia com 400, mas vamos entregar 100 casas nos 100 primeiros dias”, ressalta o prefeito. 

Apartamentos, localizados ao lado do Residencial Pistóia, são para os atingidos pela enchente



Apartamentos, localizados ao lado do Residencial Pistóia, são para os atingidos pela enchente

Foto: Paulo Pires/GES

Segundo o representante regional da 2MS Engenharia, o local foi escolhido pela Prefeitura de Canoas. “O terreno é municipal e a própria Prefeitura fez o cadastramento desse terreno junto ao Ministério das Cidades e a Caixa. De certa forma, o município doa esse terreno para a Caixa, e somos contratados por ela para fazer a obra”, explica. A escolha da empresa foi realizada através de um edital.

A responsável pelas obras tem sede em Salvador, Baiana, mas conta com empreendimentos em Porto Alegre e Novo Hamburgo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.