Gramado registra queda em índices de criminalidade e termina 2024 sem homicídio na cidade

O ano de 2024 foi positivo em Gramado em relação à diminuição dos índices de criminalidade na cidade. As quedas foram registradas em roubos a pedestres (-28,6%), residência (-50%) e veículos (-26,3%), assim como no furto em veículos (-31,6%). Dados divulgados pela Brigada Militar ainda apontam que o município teve não teve nenhum homicídio.

Sede do 1º Bpat é no Centro de Gramado



Sede do 1º Bpat é no Centro de Gramado

Foto: Mônica Pereira/GES-ESPECIAL

Comandante do 1º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (1º Bpat), a major Cláudia Maldaner destaca que os percentuais em Gramado são extremamente baixos e que foi possível um resultado melhor do que em 2023. No ano passado, também não houve ocorrência de nenhum roubo a estabelecimento comercial.

Ao longo de 2024, foram atendidas 2.673 ocorrências no município, com mais de seis mil pessoas abordadas e quase quatro mil carros fiscalizados. Ao todo, 523 prisões foram realizadas, 7,3 quilos de drogas apreendidas – sendo 6,9 quilos de maconha – e sete armas retiradas das ruas.

ENTRE PARA A COMUNIDADE DO JORNAL DE GRAMADO NO WHATSAPP!

Números estáveis em Canela

O levantamento da Brigada Militar destaca que os números em Canela ficaram estáveis, mas com redução de 7% nos furtos e de 14% no roubo a pedestres. Houve uma ocorrência de roubo a residência registrado.

Em Canela, os policiais militares atenderam mais de 3 mil ocorrências durante o ano, com 6,6 mil pessoas abordadas e quase 3 mil veículos fiscalizados. Ao todo, 24,6 quilos de drogas e 22 armas apreendidas. Foram 647 prisões.

Resultados do batalhão

Responsável pelo policiamento em seis cidades da região (Gramado, Canela, São Francisco de Paula, Cambará do Sul, Nova Petrópolis e Picada Café), o 1º Bpat atendeu 6.994 ocorrências em 2024. Foram abordadas mais de 71 mil pessoas e 42 mil veículos fiscalizados. O resultado foi 1.602 prisões, 43 armas apreendidas e 33 quilos de drogas retiradas das ruas.

Para a major, os resultados são fruto do trabalho diuturno dos policiais. Os números que, já são considerados baixos em relação ao número de moradores, tornam-se mais relevantes se somados ao fluxo de turistas que anualmente passam pela região.

Foram -37,5% registros de homicídios, -27,3% roubo a pedestre; -28,6% roubo a residência, -12,5% roubo a veículos e -12,1% furtos.

POLÍTICA: Após polêmica, vereador de Gramado afirma que pedirá licença da Câmara para assumir Secretaria da Saúde

“Os resultados são a soma de vários fatores, destaco o envolvimento, empatia e empenho dos policiais militares que, diuturnamente, estão nas ruas executando nossa missão constitucional de preservação da ordem pública. As ações de policiamento também foram expandidas e os resultados operacionais estão visíveis a todos. Importante salientar o envolvimento de toda a comunidade regional em um assunto tão importante como a segurança pública, já que se trata de um segmento do turismo”, finaliza a comandante do batalhão.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.