Microsoft é pega no flagra fantasiando o Bing de Google

Muitos aprenderam a copiar e colar em PCs da Microsoft. Agora, a empresa foi pega no flagra usando a velha técnica em sua estratégia mais recente para atrair usuários ao Bing: imitar o Google.

O portal Windows Latest notou a ‘transformação’ na última segunda-feira (6). Basicamente, quando um usuário digita o termo “Google” na busca do Bing, a interface se torna idêntica à do Google, servindo como um jogo mental para evitar o abandono do Bing.

O resultado mostra uma barra de pesquisa e uma imagem similar a um ‘Doodle’ do Google, além de textos abaixo da barra, exatamente iguais ao Google.

Imagem: Giz Brasil/Screenshot

Além disso, a Microsoft rola a página do Bing para baixo automaticamente para mascarar a barra de pesquisa do Bing, que aparece no topo dos resultados de pesquisa.

Na verdade, a estratégia é inteligente, mas pegou muito mal para a Microsoft. Aliás, mesmo após ser pega no flagra, a Microsoft continua fantasiando o Bing de Google.

A empresa também não respondeu aos questionamentos da imprensa. Desse modo, a empresa recebeu um tapa de luva do Google na última segunda-feira (6). Em uma publicação no X, a diretora do Google Chrome, Parisa Tabriz, expressou sua opinião sobre a paródia da Microsoft no Bing com bastante ironia.

“Imitação é a forma mais sincera de admiração, mas a Microsoft fantasiar o Bing de Google é mais uma tática de sua longa história de artimanhas para confundir usuários e limitar escolhas”.

Vale lembrar que o Google também adota práticas que limitam escolhas, como notificações no site para encorajar downloads do Chrome. Contudo, a Microsoft está em outro patamar e não apenas com o caso recente do Bing imitando o Google. Nos últimos anos, essas práticas se tornaram mais agressivas com o lançamento do Edge.

Por exemplo, a Microsoft já adicionou pop-ups no Edge para impedir que usuários fizessem download do Chrome e para encorajar o uso do Bing.

The post Microsoft é pega no flagra fantasiando o Bing de Google appeared first on Giz Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.