NVIDIA apresenta Reflex 2 com tecnologia Frame Warp, reduzindo a latência em até 75%

A NVIDIA anunciou na CES 2025 o Reflex 2, evolução de sua tecnologia para reduzir a latência em jogos competitivos e single-player. Utilizando a nova funcionalidade Frame Warp, o Reflex 2 promete diminuir a latência em até 75% ao otimizar o pipeline de renderização de entrada do mouse até a exibição no monitor.

Desde o lançamento do NVIDIA Reflex original em 2020, a tecnologia tornou-se uma ferramenta essencial para jogadores competitivos, reduzindo a latência média em 50% por meio da sincronização entre CPU e GPU.

Vídeo explicando as novidades do Reflex 2

No entanto, o Reflex 2 adiciona uma abordagem inovadora: o Frame Warp, que ajusta o quadro renderizado para refletir as entradas mais recentes do mouse antes de ser enviado ao monitor.

O processo envolve amostrar a posição da câmera do próximo quadro com base nas entradas mais recentes e distorcer o quadro já renderizado para essa nova perspectiva. Isso ocorre no momento final antes do envio ao monitor, garantindo uma resposta quase imediata às ações do jogador.

NVIDIA Reflex 2

Uma das dificuldades técnicas enfrentadas pela nova abordagem é a criação de pequenos “buracos” na imagem ao deslocar pixels. Para lidar com isso, a NVIDIA desenvolveu um algoritmo de renderização preditiva, que utiliza dados de profundidade e cor dos quadros anteriores para preencher essas lacunas de forma precisa e imperceptível.

NVIDIA Reflex 2 na prática

Em um exemplo utilizando o jogo THE FINALS da Embark Studios, o Reflex 2 demonstrou uma redução significativa de latência.

Em um PC equipado com uma GeForce RTX 5070 e rodando em 4K com configurações máximas, a latência foi reduzida de 56ms para 27ms com o Reflex Low Latency ativado. Com o Reflex 2 e Frame Warp, a latência caiu ainda mais, para apenas 14ms, representando uma diminuição geral de 75%.

NVIDIA Reflex 2

O Reflex 2 também se mostrou eficiente em jogos com gargalos de CPU, como VALORANT, onde alcançou menos de 3ms de latência em uma GeForce RTX 5090 rodando a 800 FPS. Esse é um dos menores tempos de resposta já registrados em jogos de tiro em primeira pessoa.

O NVIDIA Reflex 2 será implementado inicialmente nos jogos THE FINALS e VALORANT, com suporte para GPUs da Série GeForce RTX 50. Atualizações futuras devem expandir a compatibilidade para outros modelos da linha GeForce RTX.

Fonte: NVIDIA.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.