AMD pode aumentar TDP dos Ryzen 9000 de 65W para 105W com nova AGESA

O desempenho dos processadores Ryzen 9000 aquém do esperado é o destaque na indústria de hardware de PC no momento. Segundo um leaker conhecido, a AMD pode fazer mudanças em uma próxima atualização AGESA que elevará o TDP dos Ryzen 5 9600X e Ryzen 7 9700X em 40W.

Com isso, ambos os processadores que têm TDP base de 65W, passariam a operar com 105W. Assim, os dois processadores perderiam um de seus principais atrativos, que é o baixo consumo, mas entregando ainda mais desempenho em relação ao seus equivalentes baseados em AMD Zen 4, pelo menos essa era a promessa da AMD.

O leaker responsável pela informação não deu qualquer estimativa de quando essa atualização de BIOS em placas-mãe AM5 das fabricantes parceiras da AMD deve chegar. Se esse aumento se confirmar, o Ryzen 5 9600X e Ryzen 7 9700X passariam a ter o mesmo TDP do Ryzen 5 7600X e Ryzen 7 7700X.

Uma mudança no TDP dos processadores AMD Ryzen 9000 nesse nível pode até mesmo trazer mudanças nas configurações dos SKUs, principalmente nas frequências, algo que poderia até resultar em aumento de performance.

Se isso resolveria as questões de baixo desempenho apresentado pelos Ryzen 9000 nas reviews em todo mundo, é algo que teremos que esperar para ver.

BIOS da MSI eleva desempenho dos AMD Ryzen 9000

A MSI já liberou uma BIOS customizada, levando a um aumento de performance nos quatro processadores AMD Ryzen 9000. Através de um ajuste exclusivo no AMD Precision Boost Overdrive (PBO), é possível alcançar até 15% mais performance com placas-mãe da fabricante.

Segundo a MSI, ao ativar o PBO padrão em um Ryzen 9 9950X, o ganho extra no Cinebench R23 é de cerca de 5%, mas com o PBO Enhanced, esse incremento de performance pode dobrar. Com o Ryzen 7 9700X, essa melhoria pode chegar em até 15%.

As placas-mãe AM5 da fabricante para os AMD Ryzen 9000 agora oferecem um modo chamado “Set Thermal Point”, que visa diminuir as temperaturas “sem sacrificar a performance”, especialmente no Ryzen 9 9950X, o topo de linha que ainda conta com TDP 170W assim como seu antecessor.

Um terceiro modo com quatro configurações diferentes introduzido com a nova atualização de BIOS da MSI para placas AM5 é o “Modo de Alta Eficiência”. Através de ajustes nas memórias, a latência é reduzida, resultando em ganho de performance em jogos.

Resta saber se essas otimizações também serão trazidas por outras fabricantes de placas-mãe para os processadores AMD Ryzen 9000. Até o momento, a atualização AGESA mencionada pelo leaker não foi confirmada oficialmente.

Via: Videocardz

Adicionar aos favoritos o Link permanente.