Casa da Cultura de Criciúma será transformada em espaço moderno e acessível

A Casa da Cultura de Criciúma, no Extremo Sul de Santa Catarina, deve passar por uma revitalização nos próximos anos. O projeto é desenvolvido pela prefeitura da cidade, por meio da Fundação Cultural de Criciúma (FCC).

Casa da Cultura de Criciúma

Edital de licitação será lançado após os estudos técnicos para execução da obra – Foto: Divulgação/Prefeitura de Cricúma/ND

Revitalização da Casa da Cultura de Criciúma

Tombado como patrimônio histórico pelo Decreto nº 815/AS/2003, a Casa da Cultura Professora Neusa Nunes Vieira deve receber melhorias estruturais e uma nova proposta de utilização para fortalecer o acesso à cultura e educação em Criciúma.

Os estudos técnicos preliminares já estão em andamento para contratar a elaboração dos projetos arquitetônicos e complementares, além da planilha orçamentária necessária para a obra. O trabalho é realizado em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), Núcleo Criciúma, sob a presidência de Marco Aurélio Ramos Möller.

“A Casa da Cultura é um símbolo da nossa identidade e será transformada em um espaço moderno e acessível para todos”, afirmou o prefeito Vagner Espíndola.

Revitalização faz parte das ações comemorativas do centenário de emancipação de Criciúma – Foto: Divulgação/Decom/ND

Segundo a presidente da FCC, Cristiane Uliana Zappelini, a revitalização faz parte de um plano maior de ações comemorativas do centenário de emancipação político-administrativa do município.

“A nova estrutura abrigará um conjunto de espaços voltados à cultura, à arte e à memória de Criciúma. Além de um auditório e aulas de artes, o local será a sede do Memorial da Educação, instituído pela Lei nº 8.463, sancionada em 23 de outubro de 2023. O memorial será dedicado à preservação de acervos documentais, objetos e outros bens de valor histórico relacionados à história educacional do município”, explicou.

Após a restauração, a presidente da FCC destaca que o prédio também abrigará a Biblioteca Municipal Donatila Borba e contará com um café, ampliando as opções culturais no centro de Criciúma. O edital de licitação será lançado assim que os estudos preliminares forem concluídos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.