O que fazer em Paraty? Roteiro de 3 dias para aproveitar ao máximo

Paraty, localizada no litoral sul do Rio de Janeiro, é um destino ideal para quem busca uma escapada de fim de semana com fácil acesso de carro.

Com suas ruas de pedra preservadas e arquitetura colonial charmosa, a cidade proporciona uma experiência única, combinando história e natureza.

Rua do Centro Histórico de Paraty, no litoral sul do Rio de Janeiro

A viagem até Paraty já é um atrativo, com paisagens deslumbrantes pela BR-101 (Rio-Santos), repleta de trechos que margeiam o mar.

Além do charme, Paraty oferece uma rica variedade de passeios para aproveitar o final de semana.

Para esta viagem, preparamos um roteiro de três dias repleto de momentos marcantes, ideal para curtir em família, com seu parceiro ou até mesmo sozinho.

Roteiro de 3 dias em Paraty: O que fazer?

Dia 1: passeio de escuna

Reserve o dia para um passeio a bordo da escuna Maria Panela. A experiência, com seis horas de duração, começa no trajeto de lancha da marina até o Saco do Mamanguá, um dos lugares mais belos da baía, onde a embarcação fica ancorada. Logo na chegada você ganha um drink refrescante e pode saborear petiscos deliciosos.  

Passeio de escuna deve estra no seu roteiro por Paraty

O Saco do Mamanguá é conhecido como “fiorde tropical”, e é um dos últimos refúgios de Mata Atlântica preservados na região. Com suas montanhas imponentes que abraçam o mar, o lugar descortina um espetáculo natural que encanta e convida à contemplação.

A bordo da escuna, você também pode curtir atividades como stand-up paddle, mergulho, caiaque e snorkeling, aproveitando as águas cor de esmeralda características deste trecho da baía. 

Dia 2 – Passeio pelo Centro Histórico

No segundo dia, comece a manhã no Empório DAQUI, um local que comercializa produtos como mel de uruçu, queijos artesanais e especiarias, promovendo os sabores da região com um toque especial. A atmosfera acolhedora torna a visita uma verdadeira conexão com a cultura local.

Centro Histórico de Paraty com seu casario colonial

Depois, caminhe pelas ruas de pedra do Centro Histórico que é considerado pela Unesco como “o conjunto arquitetônico colonial mais harmonioso”. 

No final da tarde, visite a Livraria das Marés onde é possível folhear os clássicos e os últimos lançamentos da literatura contemporânea.

Interior da Livraria das Marés, no Centro Histórico de Paraty

Para encerrar o dia, vá jantar no Restaurante Quintal das Letras que fica dentro da Pousada Literária onde é possível encontrar refeições com os sabores nativos da Mata Atlântica, a sazonalidade dos alimentos e o uso de ingredientes locais e cultivados de forma orgânica.

Dia 3: Imersão na natureza

A poucos minutos do Centro Histórico de Paraty, a Fazenda Bananal é um refúgio único, que guarda os segredos e encantos da Mata Atlântica.

Fazenda Bananal é um mergulho na história de Paraty e do Brasil colonial

A fazenda do século 17 proporciona aos visitantes uma vivência de imersão genuína na floresta, em uma propriedade de 180 hectares de área preservada. Passar um dia ali é uma maneira contemporânea de mergulhar na história de Paraty e do Brasil colonial.

O lugar também oferece experiências lúdicas e educativas na floresta, trilhas, oficinas, exposições de arte e uma programação integrada aos principais eventos de Paraty. 

Fazenda Bananal oferece experiências lúdicas e educativas na floresta e trilhas

No restaurante, com enormes janelas abertas para o verde, os sabores nativos protagonizam pratos da alta gastronomia, elaborados com ingredientes orgânicos cultivados nos sistemas agroflorestais (SAFs) e hortas da fazenda.  

Adicionar aos favoritos o Link permanente.