Arqueólogos revelam como rei fez navios “navegarem” por terra no século 17

Arqueólogos realizaram uma importante descoberta ao identificar a rota secreta criada pelo Rei Carlos XII, da Suécia, para transportar navios de guerra por terra em pleno século 17. Em colaboração com organizações e museus da Áustria e da Suécia, arqueólogos do Instituto Norueguês de Pesquisa do Patrimônio Cultural (NIKU) descobriram evidências da rota Galärvegen.

A Galärvegen é uma rota histórica usada pelo monarca para transportar navios durante a Grande Guerra do Norte. A guerra foi travada pela Suécia contra a Rússia e a Dinamarca-Noruega, mas a rota permanecia um segredo.

Apenas em dezembro do ano passado, durante testes de um sistema de georradar, arqueólogos conseguiram descobrir a rota secreta.

Mas por que o rei da Suécia criou uma rota para navios navegarem por terra?

A Grande Guerra do Norte era um conflito que visava encerrar o Império da Suécia, que, no século anterior, conquistou vários territórios e possuía a maior frota de navios de guerra do período.

Com a aliança entre Rússia e Dinamarca-Noruega, a Suécia sofria bloqueios navais no Mar Báltico, impossibilitando, portanto, a logística de guerra.

Desse modo, há 300 anos, o monarca sueco organizou uma operação militar impressionante para transportar 12 navios por terra em um trajeto de 25 quilômetros. A intenção era fazer um ataque surpresa à Noruega e controlar uma área costeira.

No dia 26 de junho de 1718, mais de 800 soldados, usando guinchos, blocos de concreto, cavalos e toras lubrificadas, possibilitaram a façanha de navios navegarem por terra.

A rota percorrida por terra pelos navios. Imagem: NIKU/Divulgação

Os navios fizeram um trajeto entre a cidade de Strömstad, a base do rei durante a guerra, até o Fiorde de Ide, na fronteira entre a Suécia e a Noruega. Por isso, a rota ganhou o nome de Galärvegen, ou “Rota das Galés”, sendo parte da estratégia para atacar a Fortaleza de Fredriksten, na Noruega.

Aliás, o plano foi crucial para capturar a fortaleza norueguesa no século 17. Ela foi criada após a cessão de terras à Suécia em 1658, sobretudo a área de Bohusläns.

Arqueólogos descobriram rota secreta sem querer

Os arqueólogos descobriram evidências da rota dos navios no distrito de Blomsholm, em Bohuslän, onde havia um hospital de campanha.

No entanto, a descoberta foi acidental, pois a região é um famoso sítio arqueológico da Suécia. Os arqueólogos buscavam assentamentos pré-históricos e vestígios de navios mais antigos durante testes do sistema de georradar AutoMIRA. 

O georradar revelou várias estruturas lineares paralelas durante o mapeamento em Blomsholm. Os arqueólogos identificaram que essas estruturas eram restos das toras de madeiras que os soldados do rei usaram para estabilizar o solo para o transporte dos navios.

O georradar autônomo percorre a área próxima ao local de lançamento de um navio. Imagem: NIKU/Divulgação

Crucial para a descoberta, o sistema AutoMIRA, desenvolvido pelo NIKU em parceria com a empresa AutoAgri, que fabrica veículos autônomos para agricultura e uso geral.

O AutoMIRA consegue realizar a cobertura de áreas extensas de maneira eficiente, permitindo um mapeamento completo de 8,5 hectares da região em apenas três dias.

Além disso, o radar autônomo do AutoMIRA conseguiu obter dados detalhados. Desse modo, os arqueólogos confirmaram que os vestígios eram, de fato, da rota secreta de 1718.

Os arqueólogos controlaram o georradar autônomo pelo computador para mapear a rota dos navios. Imagem: Giz Brasil/NIKU/Reprodução

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