Prefeitura volta a adiar substituição completa do RioCard pelo Jaé, agora para 1° de julho


Na coletiva sobre a nova data para adoção do novo bilhete eletrônico de passagens, o prefeito Eduardo Paes reforçou a importância da mudança e disse que entende a complexidade da nova operação, que vem apresentando dificuldades para a população. Prefeito Eduardo Paes demonstra o Jaé, sistema de bilhetagem da Prefeitura do Rio
Reprodução/ Prefeitura do Rio
O prefeito Eduardo Paes (PSD) anunciou nesta quarta-feira (8) o adiamento da adoção do novo bilhete eletrônico Cartão Jaé em todos os modais de transporte do munícipio. A troca do RioCard pelo Jaé só será obrigatória a partir de 1° de julho.
Antes, a substituição completa do RioCard pelo Jaé estava marcada para o dia 1 de fevereiro. Contudo, muitas pessoas encontraram dificuldades para fazer o cadastro, marcar a retirada do cartão ou validar o benefício de gratuidade para idosos, por exemplo. Em julho do ano passado, o g1 informou que um ano depois do lançamento, o sistema de bilhetagem Jaé só era utilizado em menos de 1% das passagens pagas.
Jaé: veja perguntas e respostas sobre o novo sistema de bilhetagem eletrônica do Rio
Na coletiva sobre a nova data para adoção do novo bilhete eletrônico de passagens, o prefeito Eduardo Paes reforçou a importância da mudança no sistema e disse que entende a complexidade da nova operação, que vem apresentando dificuldades para a população.
“Eu vou dar um tempo maior e eu sei que as pessoas que estão indo agora porque falta um mês vão deixar de ir. Essas pessoas só vão voltar a ir quando faltar dez dias, daqui a alguns meses”, comentou Paes.
“Vai dar confusão. Eu sei. E no dia que começar vai ter o cara falando que não foi avisado. É isso mesmo. É a vida como ela é. É uma operação complexa mesmo”, analisou o prefeito.
Previsão inicial pode atrasar um ano
Segundo o planejamento inicial da Prefeitura, o RioCard deveria parar de operar para ser substituído em julho de 2024. Entretanto, o prazo não foi cumprido. Primeiro, a prefeitura anunciou que a troca definitiva aconteceria em 1 de fevereiro de 2025 e agora o novo prazo foi divulgado.
Validador do Jaé
Reprodução/TV Globo
Segundo o prefeito, a troca para o novo sistema permite que a prefeitura ajuste a rede de transporte com a ajuda de dados confiáveis. Na coletiva desta quarta-feira (8), Paes disse que a mudança do RioCard pelo Jaé é um pedido da sociedade civil e do Ministério Público. O objetivo é acabar com a caixa preta dos transportes do Rio de Janeiro.
“Quando a gente fala de Já é e de RioCard, a gente fala aqui de uma coisa que há muitos anos todos cobram que se resolva. Estamos falando da caixa preta dos transportes”, disse o prefeito.
“Através da bilhetagem eletrônica que a gente sabe quantos passageiros foram carregados, em que horário, como se pratica a política de subsídio, qual o custo para o município. É a bilhetagem eletrônica. Então o tema que estamos tratando aqui hoje é caixa preta dos transportes”, completou Paes.
Reportagem em atualização.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.