TSMC pode fabricar chips de IA para a Softbank no lugar da Intel

A SoftBank estaria negociando com a TSMC para a fabricação dos processadores IA de seu Projeto Izanagi, segundo informações do Financial Times. A big tech japonesa teria desistido da Intel, depois da empresa não alcançar os requisitos buscados pelo projeto.

Fontes do jornal de finanças contam que a SoftBank culpa a Intel pelo fim de suas negociações com a dona dos Core. Segundo informações, a divisão para fabricação de chips da Intel não seria capaz de alcançar a demanda da SoftBank em velocidade e volume de unidades que a companhia procura.

A TSMC, no entanto, não tem muito maquinário de sobra para garantir que vai conseguir atender essas exigências. A gigantesca fabricante de semicondutores de Taiwan já está quase em sua capacidade máxima, segundo o Data Center Dynamics. Assim, ainda há uma chance da SoftBank retomar suas conversas com a Intel, se a TSMC também não for capaz de suprir.

Mais sobre o assunto:

O Projeto Izanagi é a ambiciosa tentativa da SoftBank de se tornar uma competidora e ameaçar o domínio da Nvidia no mercado de IA. A iniciativa veio a público pela primeira vez em fevereiro, com a big tech japonesa buscando levantar US$ 100 bilhões para investir. Desse modo, não é de se admirar que a demanda de produção seja igualmente grande.

Perda do contrato para a TSMC pode ser duro golpe na Intel

Quem acompanha as notícias de tecnologia sabe que a Intel não está tendo um grande ano. Entre falhas em processadores, perda de valor em suas ações e demissões em massa, a companhia enfrenta dificuldades em quase todas as frentes que atua.

Uma das soluções buscadas pela gigante tem sido investir em sua capacidade de fabricação de chips, buscando contratos com terceiras para ajudar no fluxo de caixa. Acordos com a Nvidia, por exemplo, já apareceram nos rumores.

Perder este contrato da SoftBank para a TSMC, então, pode representar a perda de uma renda considerável em um imenso projeto. Ironicamente, a SoftBank é dona da Arm Holdings, empresa que a Intel recentemente abriu mão de uma boa quantidade de ações para recuperar capital.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.