PREVISÃO DO TEMPO: Defesa Civil alerta para aumento de temperatura e baixa umidade do ar em regiões do RS

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um alerta sobre o aumento das temperaturas e a baixa umidade relativa do ar em alguns pontos do Estado nos próximos dias. O aviso meteorológico, publicado nesta terça-feira (7), é válido de quarta (8) até sábado (11).

Próximos dias devem ser de muito calor em parte do Estado | abc+



Próximos dias devem ser de muito calor em parte do Estado

Foto: Laura Rolim/GES-Especial

As regiões mais afetadas devem ser Oeste, Missões, Noroeste, parte da Campanha e do Centro. Nesta quarta-feira, uma massa de ar seco e quente deve atuar de forma persistente sobre a área, o que favorecerá o registro de temperaturas elevadas e baixa umidade relativa do ar.

As temperaturas mínimas ficam em torno de 16 e 21°C, e máximas devem variar entre 31 e 36°C. Além disso, a umidade relativa do ar deve ficar entre 20% e 30%.

LEIA MAIS: Não vai chover? Confira o que esperar até o fim de janeiro no Rio Grande do Sul

Na quinta (9), o ar seco e quente segue vai seguir em parte do território gaúcho, onde as mínimas ficam entre 15 e 20°C, mas pela tarde as máximas devem atingir valores entre 32 e 37°C. As condições de baixa umidade relativa do ar devem permanecer entre 20% e 30% nestas regiões.

A massa de ar seco e quente continuará sobre o território gaúcho na sexta-feira (10), ainda atuando especialmente no Oeste, nas Missões, no Noroeste, em parte do Centro e na Campanha. Pela manhã, os termômetros devem ficar entre 15 e 21°C. Pela tarde, contudo, devem saltar e chegar a até 38°C. A umidade relativa do ar deve variar de 25% a 35% em áreas da Fronteira Oeste e em parte da Campanha.

VEJA TAMBÉM: Entenda por que os casos de dengue aumentam no verão no Rio Grande do Sul

No sábado as temperaturas devem subir um pouquinho mais e as temperaturas máximas ficarão entre 32 e 39°C. A umidade relativa do ar fica entre 25% e 35% no Oeste e na Campanha.

A onda de calor deverá permanecer atuando nestas regiões no domingo (12), mas já com menor intensidade. As mínimas devem ser de até 20°C e as máximas de até 34°C. A umidade relativa do ar, contudo, deve seguir em torno de 30% em áreas da fronteira Oeste.

Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), é considerado situação de alerta quando a umidade relativa do ar cai para menos de 30%. Assim, a recomendação é evitar atividades físicas externas no período de maior exposição ao sol, manter-se hidratado e ter atenção redobrada com crianças e pessoas enfermas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.