Agesan abre ouvidoria em Estância Velha para atender demandas sobre desabastecimento de água

As frequentes interrupções no abastecimento de água e as queixas da população de Estância Velha motivaram a Prefeitura a tomar uma medida direta para ampliar o canal de comunicação entre os munícipes e a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan).

Em uma parceria com a Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento do Rio Grande do Sul (Agesan), será instalada uma ouvidoria itinerante na sede da Prefeitura (Rua Anita Garibaldi, 299, no Centro) nesta quinta-feira (9). A iniciativa surge em resposta às reclamações constantes sobre a falta de água em diversos bairros da cidade, como União, Sol Nascente e Lago Azul, além de cobranças indevidas relatadas por moradores. O atendimento ocorrerá nos turnos da manhã e da tarde, das 9h30 às 12h e das 13h30 às 16h30.

Atendimento será na sede da Prefeitura | abc+



Atendimento será na sede da Prefeitura

Foto: Robson Nunes/PMEV

Recentemente, o prefeito Diego Francisco endureceu o discurso ao levar à Agesan as denúncias sobre o desabastecimento prolongado, que em algumas regiões chegou a quatro dias consecutivos no início de dezembro. A situação resultou na aplicação de quatro multas à Corsan, de R$ 20 mil cada por parte da Agesan, além da exigência de medidas para evitar futuros transtornos.

Presença da comunidade é fundamental

Os moradores que desejarem registrar suas queixas devem levar uma carteira de identidade e uma cópia da conta de água. O diretor-geral da Agesan-RS, Demétrius Jung Gonzalez, reforçou a relevância dessa ação: “Essa é uma oportunidade única para que os contribuintes possam buscar soluções para seus problemas de forma direta. A presença da ouvidoria em Estância Velha vai facilitar o encaminhamento das demandas, proporcionando um atendimento mais próximo e eficiente.”

“Não podemos tolerar que a população continue sofrendo com a falta de água. Estamos sempre buscando soluções, e essa ouvidoria itinerante é uma forma de dar voz aos estancienses. É fundamental que as pessoas compareçam, relatem seus problemas e demonstrem como estão sendo afetadas”, afirmou o prefeito. Diego também destacou que a parceria com a Corsan continua importante, mas que o serviço precisa ser aprimorado.



Um desabastecimento por dia

A instalação da ouvidoria itinerante simboliza uma tentativa de amenizar os problemas enfrentados pelos moradores. Conforme o prefeito Diego Francisco, em 2024 foram 333 registros de desabastecimento em dez meses, de janeiro a outubro. Isso dá em média uma ocorrência por dia, aumentando a insatisfação e incertezas quanto à confiabilidade do serviço. Além disso, a Agesan também determinou que a Corsan deve aprimorar a comunicação com a agência, especialmente em casos de interrupções não programadas, e desenvolver um plano de resiliência para mitigar os efeitos de novas interrupções.

O prefeito de Estância Velha ainda ressaltou que buscaria a Comusa Serviços de Água e Esgoto, de Novo Hamburgo, e a Água de Ivoti, para entender o processo de municipalização do serviço de abastecimento como um “plano B”. “Estamos atentos e sempre buscando alternativas. Temos uma parceria muito importante com a Corsan, mas não podemos deixar de entender que em alguns casos o serviço está devendo”, destaca o prefeito Diego Francisco. “Com a ouvidoria itinerante na Prefeitura, é importante que as pessoas compareçam e comprovem que estão sendo afetadas de alguma maneira”, convida o prefeito.



Por todos esses motivos, a Prefeitura de Estância Velha reforça o convite a todos os moradores que enfrentaram problemas com o abastecimento de água a comparecerem ao ponto de atendimento da ouvidoria itinerante nesta quinta-feira (9). É uma oportunidade para que as vozes da comunidade sejam ouvidas e para que soluções sejam efetivamente encaminhadas.

Serviço:

  • Ouvidoria Itinerante da Agesan
  • Quinta-feira, dia 9 de janeiro
  • Manhã: 9h30 às 12 horas
  • Tarde: 13h30 às 16h30
  • Recepção da Prefeitura (Rua Anita Garibaldi, 299, Centro)
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