Barragem da Vale em Nova Lima tem nível de emergência encerrado; outras 14 ainda requerem atenção em MG


A Dique B tem 45 metros de altura e armazena, atualmente, 841,8 mil m³ de sedimentos. Segundo a mineradora, todas as estruturas ainda em emergência estão inoperantes. Dique B, da Vale, em Nova Lima
Divulgação
A Agência Nacional de Mineração (ANM) encerrou o nível de emergência do Dique B, da Mina Horizontes, da Vale, localizada em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A estrutura recebeu uma Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) positiva.
Segundo a Vale, a melhora das condições do dique, que estava em nível de emergência 1, foi alcançada após obras de direcionamento das drenagens realizadas no entorno do reservatório, além da realização de investigações geotécnicas complementares.
De acordo com dados da Agência Nacional de Mineração (ANM), a estrutura tem 45 metros de altura e armazena, atualmente, 841,8 mil m³ de sedimentos.
O g1 questionou o órgão sobre o encerramento da emergência do dique, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.
Atualmente, 14 barragens da Vale mantêm algum nível de emergência. Segundo a mineradora, todas estão inoperantes.
Nível 3 de emergência
O Brasil tem duas barragens em nível 3 de emergência, o mais grave. Ambas ficam em Minas Gerais.
São elas: Forquilha III, da Vale, em Ouro Preto, na Região Central do estado, e Serra Azul, da ArcelorMittal, em Itatiaiuçu, na Grande BH.
Mapa interativo mostra situação de barragens em Minas Gerais
Vídeos mais vistos no g1 Minas:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.