Impasse no contrato de clínica gera insegurança nos pacientes oncológicos do HNSG em Canoas

Os pacientes em tratamento de câncer não sabem até quando vão ser atendidos no Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG), em Canoas. O contrato do Grupo OncoClínicas – responsável pelo Instituto de Oncologia Kaplan – que realiza os atendimentos oncológicos na instituição foi rompido após atrasos no recebimento dos pagamentos pelo hospital. O atendimento segue por 90 dias devido a uma decisão judicial.

FAÇA PARTE DA COMUNIDADE DO DIÁRIO DE CANOAS NO WHATSAPP

Hospital Nossa Senhora das Graças - HNSG



Hospital Nossa Senhora das Graças – HNSG

Foto: Taís Forgearini/GES-Especial

SIGA O ABC+ NO GOOGLE NOTÍCIAS!

Os atrasos ocorrem em razão de bloqueios judiciais a respeito de recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) e de convênios, determinados pela Justiça do Trabalho, conforme informado pelo HNSG. Apesar da situação, a Prefeitura de Canoas esclarece que a nova direção do hospital está em tratativas com a Kaplan para tentar reorganizar os pagamentos.

Porém, o instituto que presta a assistência informou que vai deixar de realizar os atendimentos oncológicos no hospital. Em nota, o Instituto Kaplan afirma que a data do encerramento definitivo dos serviços segue em discussão no processo judicial de autoria do hospital. 

“A decisão de encerrar a parceria foi tomada após inúmeras tentativas de equalizar o acordo vigente com o hospital, sem um desfecho favorável. O encerramento será conduzido de forma colaborativa e em estrita conformidade com os termos contratuais. Os pacientes são orientados a contatar diretamente o Hospital Nossa Senhora das Graças para mais informações”, escreve.

Insegurança

Os pacientes que são atendimentos relatam incerteza a respeito da continuidade do tratamento no hospital. Desde dezembro, nenhum paciente é admitido para iniciar o tratamento e outros são instruídos a buscar assistência em Porto Alegre. 

Em tratamento há dois anos contra um câncer de pulmão, a atendente Eliane Silveira Alves, 54 anos, conta que ficou sabendo da situação nesta semana. “Fiz a quimioterapia no dia 27 de dezembro e no dia 06 de janeiro disseram que a clínica ia fechar. Marcaram a minha quimioterapia para o dia 17, mas não sei o que vai acontecer. Fui na Ouvidoria e disseram que estão avaliando a situação”, afirma.

A paciente, que ainda trata uma metástase no cérebro, não se conforma com a falta de informação. “Agora que estou melhorando, não posso perder o tratamento”, destaca. 

Confira a íntegra das notas

Hospital Nossa Senhora das Graças e Prefeitura de Canoas 

O novo Diretor Geral está em tratativas com a empresa Kaplan responsável pela Oncologia, devido a um valor pendente da gestão anterior irá tentar organizar os pagamentos. 

Devido aos bloqueios judiciais sobre as verbas do SUS e de convênios, determinados pela Justiça do Trabalho, os pagamentos foram impactados gerando atrasos. A direção do hospital está em diálogo contínuo com a Kaplan.

No momento, o hospital está tomando todas as medidas legais necessárias para garantir o funcionamento integral aos pacientes oncológicos.

Instituto de Oncologia Kaplan – Grupo OncoClínicas 

O Instituto Kaplan informa que deixará de realizar atendimentos na unidade localizada no Hospital Nossa Senhora das Graças, em Canoas (RS). A data para encerramento definitivo dos serviços segue em discussão em processo judicial de autoria do hospital.

A decisão de encerrar a parceria foi tomada após inúmeras tentativas de equalizar o acordo vigente com o hospital, sem um desfecho favorável. O encerramento será conduzido de forma colaborativa e em estrita conformidade com os termos contratuais. Os pacientes são orientados a contatar diretamente o Hospital Nossa Senhora das Graças para mais informações.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.