UFMG abre vagas em cursos gratuitos de curta duração

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) está com inscrições abertas para três cursos gratuitos de curta duração na área de educação digital.

Os cursos gratuitos oferecidos pela Diretoria de Educação a Distância e Educação Digital (DEDD/UFMG) são: Design e criação de materiais didáticos interativos no Moodle, Criação e edição de conteúdos multimídia: vídeos e podcasts e Explorando o Moodle: recursos e estratégias para potencializar suas disciplinas.

UFMG abre vagas em cursos gratuitos de curta duração

As inscrições seguem abertas até 8 de janeiro e as vagas são destinadas exclusivamente a professores da UFMG.
Trata-se da primeira ação do projeto Cursos de Verão do Laboratório DEDD: Formação de Professores para a Educação Digital.

Como se inscrever nos cursos gratuitos

Cada curso ofertará oito vagas, que serão preenchidas por ordem de inscrições. Os interessados deverão se inscrever pelo formulário eletrônico (acesse aqui), disponível apenas durante o período. Será possível escolher mais de uma formação.

Os cursos gratuitos têm caráter essencialmente prático, voltado para a preparação de materiais que os cursistas poderão utilizar em suas disciplinas. Cada uma terá carga horária de 15 horas, distribuídas em quatro encontros presenciais de duas horas e atividades virtuais assíncronas. Os concluintes receberão certificado. 

As aulas ocorrerão de 20 de janeiro a 13 de fevereiro, em turnos variados, conforme cronograma de cada curso. 

Os cursos gratuitos de verão visam atender à crescente demanda por oportunidades de desenvolvimento de competências digitais na educação superior, impulsionada pela Política Nacional de Educação Digital (PNED). 

O objetivo do projeto é contribuir para a formação de professores interessados em aprimorar suas práticas docentes com a incorporação de elementos como a aprendizagem baseada em tecnologias, o letramento digital e o pensamento computacional. 

Laboratório

A primeira edição dos cursos de verão marca a inauguração do Laboratório de Educação Digital (LED), ambiente que sediará ações de capacitação promovidas diretamente ou em parceria com a DEDD. Equipado com televisão de 85 polegadas e oito notebooks, o laboratório terá capacidade para atender turmas de até oito pessoas. 

O espaço passa a integrar a infraestrutura física da DEDD, que conta com estúdio para gravação de videoaulas e sala para transmissão de webconferências.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.