Finck inicia cortes e debate reforma para reduzir custos em Novo Hamburgo

O novo prefeito de Novo Hamburgo, Gustavo Finck (PP), iniciou sua gestão promovendo mudanças na estrutura administrativa do Município. Na última sexta-feira (3), ele oficializou a exoneração de 108 servidores comissionados, os CCs, medida publicada em uma edição extra do Diário Oficial do Município (DOM).

Finck inicia cortes e debate reforma para reduzir custos em Novo Hamburgo | abc+



Finck inicia cortes e debate reforma para reduzir custos em Novo Hamburgo

Foto: Divulgação/CMNH

ENTRE NA COMUNIDADE DO ABCMAIS NO WHATSAPP

O corte já havia sido anunciado durante a campanha e na posse pelo novo chefe do Executivo e faz parte de um plano de reestruturação administrativa. O pacote de demissões incluiu assessores e diretores de núcleos de diferentes secretarias, abrangendo diversas áreas do governo municipal.

LEIA TAMBÉM: Entenda como fica o Carnaval de Novo Hamburgo após prorrogação de decreto

Originalmente, a gestão previa o desligamento de 90 servidores comissionados que ocupavam cargos de confiança na administração direta e indireta da gestão anterior, liderada por Fatima Daudt (MDB). No entanto, o número foi ampliado após análise da estrutura administrativa.

Andrea Schneider Pascoal, secretária de Administração, esclareceu que os servidores dispensados fazem parte de um grupo que não pediu exoneração voluntária até o dia 31 de dezembro ou não foram desligados previamente pela gestão anterior. “Todos os CCs que permaneceram até o dia 2 de janeiro foram oficialmente exonerados na sexta-feira”, afirmou.

De acordo com a secretária, as mudanças não se limitam à administração direta. Novos desligamentos estão previstos em órgãos da administração indireta, abrangendo órgãos como a Companhia Municipal de Urbanismo (Comur) e a Comusa “Na Administração, não há mais o que fazer”, explicou.

CONFIRA: IPTU: Contribuinte de Novo Hamburgo terá que emitir novo boleto para pagamento à vista

A secretária também ressaltou que o governo trabalha com um sistema de gestão de metas e avaliação de desempenho, válido para todos os níveis, incluindo secretários municipais. “Obviamente, isso se aplica àqueles comissionados que não mostrarem resultados [a possibilidade de exoneração]. Nosso governo está focado na eficiência e em entregar o que a população espera”, concluiu Andrea.

Nomeações

A reestruturação da Administração prevê que, nos próximos dias novos nomes ingressarão na estrutura da gestão atual. Até momento 38 nomes foram anunciados entre secretários, procurador do município, subprocurador, coordenadores, diretores e chefes de gabinetes. No balanço, dois servidores em cargos comissionados da gestão Daudt seguem no novo governo. O diretor de Trânsito Eliseu Raimundo foi exonerado e nomeado na mesma edição do DOM. Raimundo concorreu a vereador pelo MDB no último pleito. Chegou a se despedir do cargo e dos servidores em suas redes sociais em 30 de dezembro. Além dele, a gerente de Limpeza e Coleta, Paloma Francine Machado Alves segue no mesmo posto.

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Reestruturação em discussão

Parte central do plano de reestruturação é o projeto de reforma administrativa, que está na Câmara de Vereadores. Entre as principais mudanças propostas estão a redução no número de secretarias, de 12 para 11, e o corte de 21% nos cargos de confiança, o que representa a extinção de 50 postos, reduzindo o total de comissionados de 238 para 188.

Para garantir apoio ao projeto, o prefeito terá reunião com os vereadores hoje, na Prefeitura. A votação do projeto está marcada para ocorrer em duas sessões extraordinárias na quarta (8) e quinta-feira (9), às 14 horas.

De acordo com a administração, a reformulação não apenas economiza recursos, mas também torna a estrutura governamental mais eficiente e alinhada às metas da gestão. O prefeito espera consolidar maioria no Legislativo para garantir a aprovação da reforma.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.